José Ramalho é vice-campeão do mundo de maratona em K1

O canoísta português José Ramalho, sagrou-se hoje vice-campeão do mundo em K1, nos mundiais de maratonas de canoagem, que estão a decorrer em Ponte de Lima.

José Ramalho é vice campeão do mundo
José Ramalho é vice-campeão do mundo de maratona em K1 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

 José Ramalho sagrou-se hoje vice-campeão do mundo em K1, nos mundiais de maratona de canoagem, ficando a escassos 1,10 segundos do ouro após 29,800 metros no Rio Lima. Já,  Fernando Pimenta, campeão do Mundo na short race, acabou a corrida na quinta posição, numa distância em que não competia internacionalmente há uma década.

Esta é a sua terceira medalha de prata na prova de K1 em mundiais de maratonas. Falámos com o canoísta, poucos minutos depois de ter terminado a prova. Em relação à prova e de como se sentiu, José Ramalho, contou-nos que “Durante a prova, houve um ou dois momentos em que vacilei, pensei que tinha as coisas mal paradas, tive altos e baixos. Quando fiz a ultima viragem, pensei que ia ganhar, tenho de ser sincero nisso e comecei a subir o rio cedo demais, contra o vento e acabei por quebrar. Mesmo em segundo, acabei num alto, até pensando que tinha a prova controlada na parte final, pois senti-me mais forte do que eles. Mas agora acho que não alterava nada na prova que fiz, acho que correu tudo bem”, concluiu o canoísta pportuguês.

No sprint final, impôs-se o sul-africano Andrew Birket, com o tempo de 2:08.25,94 horas, logo seguido de José Ramalho e do dinamarquês Mads Pedersen, a 1,42 segundos.

O canoísta Fernando Pimenta considerou este sábado ter sido um “guerreiro” ao conseguir um quinto lugar na prova de K1 dos Mundiais de maratonas, apesar de ter falhado a medalha, que seria a 15.ª da época e a sua 123.ª internacional.

Sem competir nesta especialidade há 10 anos, Fernando Pimenta, que quinta-feira foi campeão do Mundo na short race, esteve sempre com o grupo da frente, perdendo apenas o contacto somente na fase final. “Sabia que o José era um dos principais candidatos ao pódio. Mas acho que também para os meus adversários foi uma grande surpresa ter aguentado a prova toda. Só tenho de ficar contente, não é a minha área.” disse-nos o canoista de Ponte de Lima, acrescentando que “ estou feliz e orgulhoso pelo carinho que as pessoas demonstraram, apesar do quinto lugar.”

“Hoje fui um guerreiro. Lutei de início ao fim. Nos momentos mais difíceis, pensei no meu avô, que partiu esta madrugada, em paz e orgulhoso de mais um feito do neto mais velho. A medalha de ouro conquistada aqui em Ponte de Lima”, referiu ainda Fernando Pimenta.  

Amanhã, domingo, mais uma oportunidade para José Ramalho e Fernando Pimenta,  voltarem ao pódio, quando fizerem K2 .

Até ao momento, Portugal tem seis medalhas nestes Mundiais, contando com o ouro de Fernando Pimenta na short race e da júnior Beatriz Fernandes em C1 na distância longa. A atleta limiana ainda conta no seu palmarés com uma medalha de bronze na short race, aberta a todos os escalões etários.

Também ao medalheiro se junta a prata de José Ramalho, vice-campeão do mundo, em K1 e ainda o bronze dos juniores Ana Pereira e Joel Miranda, ambos em C1.

Artigo relacionado:

Alex Santos foi medalha de ouro na categoria KL1 nos Mundiais de Canoagem