Vinhos e Azeites Premiados de Portugal apresentados no Festival Internacional de Cinema de Turismo em Zagreb

Vinhos e Azeites Premiados de Portugal foram, esta quinta-feira, apresentados no 11º Zagreb Tourfilm Festival.

Vinhos e Azeites Premiados de Portugal
Vinhos e Azeites Premiados de Portugal apresentados no Festival Internacional de Cinema de Turismo em Zagreb - ®DR

Vinhos e azeites premiados da Ístria e do Centro de Portugal foram apresentados ontem no 11º Zagreb Tourfilm Festival.

Numa parceria entre o Zagreb Tourfilm Festival e o ART&TUR Tourism Film Festival, decorreu ontem em Zagreb um workshop promocional com provas de Vinhos e Azeites de Portugal e da Croácia. A sommelier portuguesa Bebiana Monteiro, professora do Politécnico do Porto, apresentou três vinhos da Bairrada: Aliança (espumante), São Domingos (branco) e Messias (tinto). Quanto aos azeites, destacaram-se três azeites da DOP Ribatejo: Azeite Fátima e Cabeço das Nogueiras (Premium Cobrançosa e Premium Cornicabra) da Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, de Abrantes.

O sommelier croata Emil Perdec e Ivan Marić, diretor da Vinistra, apresentaram vinhos e azeites vivos da Ístria. Vinho espumante Festigia Blanc de Moi Vintage Brut, vinho Laguna de Poreč, Malvazija Santa Lucia seco de 2017., vinhos Kozlović de Momjana e Teran Il Primo de 2018., vinhos Fakin de Motovuna. Azeites: Ipšinu Istarsku Bjelicu 2022. de Livada, Meneghettijevu Izbor Bužu 2021. de Bala e Salvelinu Aurum blend 2021. de Vodnjana.

Comprovado o sucesso desta ação promocional de grande significado cultural, os sommeliers Bebiana Monteiro e Emil Perdec vão repetir este evento, com os mesmos vinhos e azeites premiados de Portugal como protagonistas, nos dias 26 e 27 de outubro, em Ourém, durante a 15ª edição do Festival ART&TUR.

A ponte cultural entre a Croácia e Portugal conta com a orientação técnica e científica da equipa portuguesa do projeto europeu Olive4All, que visa salvaguardar, preservar e promover o património olivícola.

aNOTÍCIA.pt