Miguel Oliveira, penalizado, parte da última posição para o Grande Prémio da Austrália de MotoGP

Miguel Oliveira (KTM) vai partir da 24.ª e última posição da grelha para o Grande Prémio da Austrália de MotoGP, que se disputa este domingo

Miguel Oliveira no Grande Prémio da Austrália
Miguel Oliveira, penalizado, parte da última posição para o Grande Prémio da Austrália de MotoGP - ®DR/RBCP

O piloto português, Miguel Oliveira (KTM), vai partir da 24.ª e última posição da grelha para o Grande Prémio da Austrália de MotoGP, em virtude de uma penalização de três lugares por rodar demasiado lento durante a primeira sessão de qualificação (Q1) e ter afetado a tentativa de volta rápida do italiano Enea Bastianini (Ducati) e ter praticado os procedimentos de partida quando a sessão ainda decorria, o que foi considerada “pilotagem irresponsável”.

O dia de sábado não foi feliz para Miguel Oliveira em Phillip Island, palco do Grande Prémio da Austrália. O português alcançou a 21.ª posição da grelha de partida no domingo na Q1, mas pouco depois foi penalizado em três lugares, além de uma Long Lap Penalty. No final da Q1 de MotoGP, a direção da corrida já tinha sido anunciado que o incidente entre Miguel Oliveira e Enea Bastianini iria ser investigado.

O piloto de Almada, vai ter ainda de cumprir uma ‘long lap’ na corrida da próxima madrugada, por ter sido apanhado a treinar o arranque na curva 2, antes de ter sido dado o final da Q1.

A sanção não é passível de recurso, por isso Miguel Oliveira, que foi 11.º na Q2 e deveria sair do 21.º lugar, vai largar do 24.º posto, na cauda da grelha.

Jorge Martin (Ducati) conseguiu a pole position para o GP da Austrália, enquanto Marc Márquez (Honda), recém-regressado de lesão, vai sair da segunda posição.  Francesco Bagnaia fecha a primeira linha da grelha.

O piloto português da KTM, que teve na Austrália a pior qualificação da temporada, chega a esta prova no oitavo lugar da classificação, com 131 pontos, a 88 do líder, o francês Fábio Quartararo (Yamaha).

A corrida de domingo realiza-se às 4h00, hora de Portugal continental (o Warm Up está agendado para este sábado e será realizado entre 23h40 e 0h00).

aNOTÍCIA.pt