Miguel Oliveira parte do 19º lugar para o Grande Prémio da Malásia

Miguel Oliveira (KTM) vai partir do 19.º lugar para o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, penúltima prova da temporada, que se disputa este domingo, em Sepang.

Miguel Oliveira no Grande Prémio da Malásia
Miguel Oliveira parte do 19º lugar para o Grande Prémio da Malásia - ®DR/RBCP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) não foi além do 9.º lugar na primeira sessão de qualificação (Q1) do Grande Prémio da Malásia, penúltima prova do Mundial, pelo que irá partir do 19.º lugar, na corrida de domingo.

No time attack final, deste Grande Prémio da Malásia, Miguel Oliveira, alcançou um novo melhor registo (1m59s405), mas acabou por ficar fora da Q2, já que obteve o 15.º melhor tempo, numa altura em que a chuva havia regressado ao circuito de Sepang. Aí, o piloto luso conseguiu apenas o nono registo, rodando em 1.59,699 minutos, ficando a 1,054 segundos do mais rápido, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), líder do campeonato, que também teve de passar pela Q1.

Na Q1, com a temperatura ambiente a rondar os 35º C (dez graus a menos da verificada no asfalto) e com uma humidade bastante alta (uma das mais alta de todo o Mundial), Miguel Oliveira, com pneus médio à frente e macio atrás, mostrou mais uma vez o seu ímpeto competitivo e, com o tempo de 1m59s699, alcançou a 19.ª posição da grelha de partida numa corrida que contará com 20 voltas ao longo dos cerca de 5.500 metros de traçado.

Bagnaia e o espanhol Marc Márquez (Honda) foram os mais rápidos nesta fase e passaram à Q2, notando-se algum nervosismo do piloto italiano, que no domingo se pode sagrar campeão mundial pela primeira vez. Contudo para tal acontecer terá de se classificar nos 5 primeiros lugares.

O piloto da Ducati teve de ir à Q1 depois de ter feito exatamente o mesmo tempo que o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli (Yamaha) na terceira sessão. Morbidelli tinha vantagem na segunda volta mais rápida e, com isso, passou ele à Q2.

O espanhol Jorge Martin (Ducati) fez a melhor volta em 1.57,790 minutos, tirando 0,513 segundos ao anterior recorde, que pertencia ao francês Fábio Quartararo (Yamaha) desde 2019. Martin conquistou assim a ‘pole position’ com um novo recorde no circuito malaio.

O italiano Enea Bastianini (Ducati) foi segundo, a 0,456 segundos, com o espanhol Marc Márquez (Honda) em terceiro, a 0,664 segundos.

Fábio Quartararo, segundo no campeonato, a 14 pontos de Bagnaia, terminou em 12.º. lugar. Já o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) foi 10.º, depois de também ter caído na última tentativa.

Na classificação do Mundial de pilotos, e apenas com duas corridas por disputar, Bagnaia soma 233 pontos, contra 219 de Quartararo e 206 de Espargaró.

A corrida está agendada para as 8h00 de domingo (hora de Portugal Continental).

aNOTÍCIA.pt