Benfica venceu o Porto no Dragão

Em dia de clássico o Benfica venceu o FC Porto no Estádio do Dragão por 1-0 com um golo de Rafa já na segunda parte da partida e mantem-se líder isolado do campeonato.

Benfica venceu o Porto
Benfica venceu o Porto no Dragão - ©Flavio Alberto

O SL Benfica venceu o clássico frente ao FC Porto no Estádio do Dragão por 1-0 com um golo de Rafa já na segunda parte da partida e mantem-se líder isolado do campeonato. O Porto ficou a jogar com 10 jogadores a partir do minuto 27, devido a expulsão de Eustáquio por acumulação de amarelos

Começa a partida no Dragão com a primeira ameaça do Benfica logo ao primeiro minuto. Jogada de insistência com a bola a chegar a Rafa, na entrada da área que tentou a baliza, mas o remate foi intercetado.

O Benfica acumulava cantos, mas sem grande perigo. Ao minuto 7, João Mário rasteira Galeno, que conduzia o contra-ataque do FC Porto e vê o cartão amarelo.

A primeira ocasião de perigo da equipa da casa surge ao 10º minuto com Taremi a tabelar com Evanilson, que remata prensado. Otávio insiste e a bola é intercetada. Zaidu volta a insistir, cruza para Uribe que cabeceia ao lado.

Em cima do quarto de hora de jogo, Zaidu arrancou pela esquerda, cruzou para Taremi, mas Vlachodimos faz uma grande defesa ao cabeceamento do iraniano.

Também de cabeça, Rafa aproveita um cruzamento de Grimaldo, mas atira à figura de Diogo Costa. Logo a seguir, é  Bah que cabeceia ligeiramente ao lado.

Aos 27 minutos, Eustáquio faz uma entrada dura sobre Florentino e leva o segundo amarelo, poucos minutos depois de ter recebido o primeiro por falta sobre Bah. O FC Porto fica a jogar com 10.

Aos 36 minutos surge a melhor chance do jogo. Com assistência de Grimaldo, Fredrik Aursnes entra na área pela esquerda, rematando ao poste e, na recarga, Rafa cabeceia à trave de baliza aberta.

Mesmo com menos um jogador, os dragões conseguiram chegar à frente. Galeno sofreu falta à entrada da área e, na conversão, Otávio remata rasteiro para uma defesa atenta de Vlachodimos.

Termina a primeira parte com um nulo no Dragão. Primeira parte dividida, com oportunidades de parte a parte, mas com o Benfica a somar as ocasiões mais flagrantes. A jogar com mais um, depois da expulsão de Eustáquio, as águias já enviaram duas bolas ao ferro. O Benfica tem mais posse de bola (59%-41%) e mais remates à baliza (9-6), mas o FC Porto vai dando boa resposta, mesmo com menos um jogador em campo.

A segunda parte começou sem grande história. O Benfica, com a vantagem numérica, impunha-se no jogo, mas só perto dos 60 minutos é que conseguiu criar perigo, com Rafa a desviar a bola que se dirigia para a baliza, não fosse um corte providencial de David Carmo.

Aos 72’ o primeiro golo da partida para o Benfica.  Rafa serve Neres, que cruza atrasado novamente para o português e este, após rodar, atira para o fundo da baliza. O lance foi inicialmente invalidado, mas o VAR confirmou que o golo foi legal.

Taremi vê o cartão amarelo por empurrar Gonçalo Ramos, que ficou mais à margem dos colegas de equipa a festejar o golo do Benfica, no meio-campo defensivo do FC Porto.

Grande jogada de Otávio aos 83’, a tirar Neres e Gilberto do caminho e a tentar o golo, mas o remate foi bloqueado. Cinco minutos depois Veron quase faz o empate. Mas é assinalado fora-de-jogo após o remate, que passa um tudo-nada ao lado do poste, após insistência na área.

Depois de nove clássicos sem vitórias, o Benfica venceu o FC Porto no Estádio do Dragão, com um golo de Rafa, aos 72 minutos, alargando de três para seis os pontos de vantagem na liderança.

aNOTÍCIA.pt