O artista e ceramista Manuel Cargaleiro, foi homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade. A distinção foi entregue pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas.
Manuel Alves Cargaleiro nasceu há 95 anos em Vila Velha de Ródão, na Beira Baixa, mas muito cedo veio viver para Lisboa onde iniciou o seu percurso artístico, que viria a cobrir áreas como a pintura, o desenho, a cerâmica e os têxteis. Mais tarde, já em Paris, expôs a sua obra ao lado de artistas como Camille Bryen, Jean Arp, ou Max Ernst.
O seu trabalho, de mais de 70 anos, materializou-se nos mais diferentes espaços – igrejas, jardins, edifícios – e até nas estações de metro onde deixou a sua marca íntima e intransmissível, como é o caso de Lisboa e dos Champs Elysées-Clémenceau, em Paris.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou também em Cargaleiro um “homem que guia a sua vida pela simplicidade e a autenticidade, cada vez mais raras no mundo da digitalização e do acesso permanente à informação. Em si homenageamos também a sua alma e a sua permanente disponibilidade para os outros”, afirmou Carlos Moedas.
Por sua vez, Manuel Cargaleiro confessou que receber a Medalha de Honra da Cidade o enchia de alegria pois apesar dos vários locais onde trabalhou, “Lisboa é a cidade onde volto sempre e que é a minha casa”.
Na cerimónia estiveram presentes vários convidados e personalidades, entre as quais o General Ramalho Eanes e Manuela Eanes.