O Turismo para além do Turismo em discussão na Católica – Lisbon

O Turismo para além do Turismo em discusão na Católica-Lisbon, contou com a participação do Ministro da Economia e do Mar, Prof. António Costa Silva

Turismo-discussão-Católica-Lisbon
O Turismo para além do Turismo em discussão na Católica - Lisbon - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Turismo para além do Turismo esteve em discussão na Católica – Lisbon, no passado dia 14 de novembro. A conferência “O Turismo para além do Turismo – Caminhos e Desafios do Futuro” teve como objetivo o refletir sobre os desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental a que é preciso dar resposta para garantir a sustentabilidade da atividade. Como keynote speaker, foi convidado o Ministro da Economia e do Mar, Prof. António Costa Silva. O debate foi moderados pelos professores Nuno Fazenda de Almeida e Pedro Celeste, diretores do programa “Gestão do Turismo” da Católica-Lisbon.

Na palestra O Turismo para além do Turismo em discussão na Católica – Lisbon, o Prof. António Costa Silva, aludiu às muitas características que fazem do nosso país uma referência no atual panorama, salientando o que já foi feito, o que de positivo já foi feito e o que se pretende fazer no futuro.

Para o ministro da Economia e do Mar, um dos grande suportes e impulsionador do grande projeto que é o Turismo é o “Turismo de Portugal” com quem se orgulha de trabalhar.

De acordo com o Prof. António Costa Silva, o grande objetivo do programa “reativar Portugal”, que é o programa que agora está em execução  “é continuar o processo de reinvenção do setor de turismo no nosso país. Nós temos uma excelência muito grande das empresas, dos operadores, e também dos nossos serviços públicos. Queria aqui salientar o Turismo de Portugal, pois como ministro da economia das coisas mais recompensadoras que tenho é fazer brainstormings  com a equipa do Turismo de Portugal, para pensarmos como é que vai ser o turismo daqui a 10 anos ou há 15 ou 20 anos. Como é que o nosso país pode conservar a liderança. Temos um caminho claro que passa por começar a valorizar o território do turismo, uma das atividades que tem uma capilaridade extraordinária que pode estar presente em todo o território nacional e  combater a sazonalidade portanto atrair os turistas manter ao longo do tempo e desiminá-lo por todo o território nacional” referiu o Ministro da Economia e do Mar.

Muitas foram as questões levantadas nesta conferências que teve sobretudo como principal objetivo alertar para inúmeras situações que levam a um avanço substancial do país em matéria de conhecimento e de relançamento nacional e internacional.

“Dinamizar o turismo é dinamizar a economia local, valorizar o património, valorizar a cultura, valorizar tudo aquilo que temos. É isso que nós temos feito de uma forma melhorada. Ainda em Oliveira do Hospital tivemos oportunidade de assinar com a Senhora Ministra do Turismo de Espanha, um projeto para revitalizar as zonas transfronteiriças. Um projeto pioneiro em que vamos trabalhar lado a lado com o país vizinho para dinamizar exatamente as regiões, as universidades e as aldeias da raia e definir rotas das fortalezas, dos castelos, das valências locais, procurando publicitar através das plataformas digitais as conexões que nós podemos estabelecer com o mundo inteiro.” salientou Costa Silva.

“A economia mundial vive atualmente tempos bastante complexos, com uma retoma ameaçada por disrupções logísticas e de recursos. O turismo em Portugal continua a vencer prémios e a ser um destino cada vez mais procurado, enfrentando, contudo, desafios de desenvolvimento económico, social e ambiental por forma a garantir a sua sustentabilidade futura” concluiu o ministro da Economia e do Mar.

aNOTÍCIA.pt