Melhores de 2022 consagrados pelo Comité Olímpico

Os melhores de 2022 foram consagrados pelo Comité Olímpico em cerimónia realizada esta quinta-feira, em Lisboa

melhores-2022-Comité-Olímpico
Melhores de 2022 consagrados pelo Comité Olímpico - ®DR/COP

O Comité Olímpico de Portugal (COP) atribuiu os galardões de mérito, referentes a 2022, na gala que decorreu em Lisboa, na noite desta quinta-feira.

Os olímpicos Pedro Pichardo, Fernando Pimenta e Auriol Dongmo foram alguns dos atletas distinguidos durante a Celebração Olímpica.

Melhores de 2022 consagrados pelo Comité Olímpico – Lista de premiados: 

Ordem Olímpica Nacional – António Lopes Aleixo

Prémio de Excelência Desportiva – Pedro Pichardo e Auriol Dongmo

Prémio Juventude – Beatriz Fernandes e Diogo Ribeiro

Prémio Prestígio – Fernando Pimenta

Prémio de Mérito Desportivo – Carlos Ramos e Hélio Lucas

Prémio Ética Desportiva – Beatriz Caldas

Prémio de Educação Olímpica – Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto

Sobre:

A Ordem Olímpica Nacional destina-se a distinguir personalidades, de elevado nível e público reconhecimento, por serviços de extrema relevância prestados ao Movimento Olímpico.

São relevantes, para receber a Ordem Olímpica Nacional, os seguintes critérios:
a) ter obtido, ao longo da sua carreira, resultados excecionais a nível internacional; b) ter participado, de modo relevante, na direção, organização e promoção do desporto, a nível nacional ou internacional, tendo granjeado respeito e admiração na comunidade; c) ter atuado, de forma altruísta e extraordinária, em benefício do desporto português.

A Ordem Olímpica Nacional não pode ser atribuída a individualidades que tenham recebido idêntica distinção do Comité Olímpico Internacional.

O Prémio de Excelência Desportiva é concedido a atletas:
a) medalhados olímpicos; b) campeões do Mundo ou da Europa, absolutos ou equivalente, reconhecidos pela respetiva Federação Internacional; c) que tenham atingido um nível de excelência em competições desportivas reconhecidas pela respetiva Federação Internacional.

O Prémio Juventude destina-se a premiar o atleta nacional masculino e a atleta nacional feminina, de escalões jovens, que mais se tenham distinguido pela obtenção de resultados de excelência em competições internacionais ao mais alto nível desportivo.
É igualmente relevante para a atribuição do Prémio Juventude o mérito académico.

O Prémio Prestígio visa homenagear agentes desportivos pela excelência, notabilidade e prestígio das suas carreiras, bem como outras pessoas ou entidades por feitos, contributos ou serviços prestados, de excecional valor e importância, em prol dos fins e atribuições do COP.

O Prémio de Mérito Desportivo é concedido às pessoas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Movimento Olímpico.
São considerados como critérios para a atribuição do Prémio de Mérito Desportivo ações ou serviços com relevância, entre outros, nos seguintes domínios: a) educação pelo desporto; b) desenvolvimento através do desporto; c) a mulher e o desporto; d) paz através do desporto; e) desporto e ambiente; f) desporto e cultura; g) desenvolvimento desportivo.

O Prémio de Ética Desportiva destina-se a premiar ações relevantes em prol dos princípios e valores da ética no desporto, suscetíveis de constituir exemplos virtuosos e pedagógicos. O Prémio de Ética Desportiva pode ser atribuído a atletas, árbitros, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

O Prémio de Educação Olímpica destina-se a reconhecer um exemplo de boas práticas em cada ano letivo pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Olímpica.
Podem receber o Prémio de Educação Olímpica: a) estabelecimentos de ensino, públicos e privados, e entidades desportivas, desde que se encontrem integrados na rede do Programa de Educação Olímpica do COP; b) outras entidades que tenham contribuído para a implementação de projetos e atividades de promoção do Programa de Educação Olímpica.

aNOTÍCIA.pt