La Susy By Chakall, nos mercados de Natal El Corte Inglés

La Susy By Chakall, nos mercados de Natal El Corte Inglés, em Gaia e Lisboa, até 6 de janeiro, com as famosas empadas argentinas.

La-Susy-by-Chakall
La Susy By Chakall, nos mercados de Natal El Corte Inglés - ®DR

La Susy By Chakall, nos mercados de Natal El Corte Inglés, em Gaia e Lisboa, até 6 de janeiro, onde as famosas empadas argentinas, são as ‘estrelas’ e prestam uma homenagem à mãe de Chakall, Susy.

Além do espaço no food court do El Corte Inglés, em Gaia, o conceito com assinatura do Chef Chakall, está agora disponível também em formato street food à entrada dos 2 espaços comerciais (Gaia e Lisboa) e nas principais plataformas de delivery nas duas cidades.

Da Argentina para o mundo, com uma passagem por Gaia e agora em versão “sobrerodas” e na ponta dos dedos na Uber Eats e Glovo.

Depois de, pelo segundo ano consecutivo, Chakall ter apresentado o conceito La Susy by Chakall no Websummit, a foodtruck rumou à entrada principal do El Corte Inglés de Lisboa onde estará presente até ao Dia de Reis.

É a vez da capital provar (e aprovar!) as tradicionais Empanadas Argentinas cuja receita secreta foi passada ao chef argentino e à irmã, Silvina Lopez pela própria mãe, que cumpre este novembro 85 anos de vida e que os 2 irmãos querem homenagear.

La Susy by Chakall foi o primeiro espaço do chef a norte de Portugal e é também o primeiro do conceito de franchising que presta homenagem em vida à sua mãe, Susana Maria Fisch – Susy – como sempre foi chamada pela família e amigos. La Susy by Chakall pretende partilhar as famosas empanadas argentinas e outras iguarias icónicas da gastronomia do seu país natal com o mundo.

A primeira “paragem” foi em Vila Nova de Gaia mas já há planos de outras aberturas no futuro. A presença nos Mercados de Natal do El Corte Inglés é mais um passo no crescimento da marca.

A ideia por trás de La Susy by Chakall começou a ser desenhada em plena pandemia
por Chakall e pela irmã, Silvina Lopez, com o objetivo de eternizarem a receita secreta da
mãe – cozinheira e empresária de restauração nos seus tempos áureos -, e foi uma
das primeiras aprendizagens na cozinha para os 6 irmãos. Como recorda Chakall, “comecei a aprender a fazer Empanadas com uns 5 ou 6 anos. Lembro-me que aos fins de semana,
sobretudo, havia pessoas que viajavam 2 a 3 horas para vir ao restaurante da minha mãe só para se deliciarem com as empanadas dela. Eramos 6 irmãos e todos ajudávamos na cozinha. A nossa mãe é, de facto, a nossa maior inspiração!”

Durante a pandemia começaram o fabrico das empanadas que, numa primeira fase, tiveram como destino uma cadeia de supermercados em França, e o conceito começou a ser desenhado pelos irmãos até se materializar no primeiro espaço físico que nasceu na principal avenida em Vila Nova de Gaia.

Há planos de expansão da marca tanto a nível nacional, podendo Lisboa receber La Susy by Chakall em breve, mas na calha há já alguns contactos a nível internacional. Silvina Lopez partilha ainda o que esperar do menu proposto que “apresenta além das Empanadas Clássicas de Carne (a Porteña) e a preferida das crianças com recheio de fiambre e queijo (a Patagónia), mais 12 sabores com criações de recheios que nos transportam para vários lugares do mundo, incluindo Portugal, e nos remetem para algumas das viagens que fizemos ao longo da vida.”

Chakall salienta ainda que “a receita secreta é da nossa mãe e com esta marca pretendemos trazer a Argentina para Portugal e daqui para o Mundo. O fabrico é feito em território nacional estando também para breve a abertura da unidade de produção própria na zona da Lourinhã.”

No La Susy by Chakall, no El Corte Inglés, enquanto se saboreia uma empanada pode viajar até Marrocos, Lapónia, Texas, Pequim, Capri, só para enumerar alguns dos destinos que fazem parte dos carimbos dos passaportes da família Lopez. Todas as empanadas têm um recheio inspirado na gastronomia local de cada país ou cidade visitado, porque, segundo os irmãos “as viagens são também parte do nosso ADN e a comida efetivamente une as pessoas e as memórias que trazemos dos locais que visitamos. Para nós as empanadas fazem também parte da nossa cultura e sobretudo da nossa memória afetiva. Comer uma empanada remete-nos à nossa infância, aos cheiros, aos sabores e às
memórias que nos trouxeram até aqui, mas acima de tudo ao que a nossa mãe representa nas nossas vidas.”

Além das Empanadas Argentinas, quem visitar o La Susy by Chakall (em Gaia, em Lisboa ou através das plataformas de delivery) poderá também encontrar outros ícones da gastronomia argentina como os Alfajores ou adquirir Dulce de Leche e Chimichurri (um molho tipicamente argentino que combina na perfeição com as empanadas – ou com as carnes), bem como vários vinhos argentinos com o cunho (e blend) do próprio chef e também vinhos nacionais com a sua assinatura.

As Empanadas são muito práticas, ideais para um conceito de grab & go, podem ser degustadas no local, adquiridas em take away para levar para casa ou para o escritório, e, agora, o La Susy by Chakall está ainda disponível nas plataformas de delivery – Uber Eats e Glovo (em Lisboa apenas até ao dia 6 de janeiro).

aNOTÍCIA.pt