Alfândega do Porto com exposições de Leonardo Da Vinci e Terracota Army

“Leonardo da Vinci – Homem – Inventor – Artista, O GÉNIO” e “Terracotta Army – Guerreiros de Xi’an” a partir de hoje, na Alfândega do Porto

Alfândega-do-Porto-Leonardo-Da-Vinci
Alfândega do Porto com exposições de Leonardo Da Vinci e Terracota Army - ®DR

A partir de hoje, 6 de dezembro e até 31 de março, vão estar em exibição na Alfândega do Porto duas exposições internacionais que dão a conhecer a vida e obra de Leonardo Da Vinci e a ancestralidade da China, através do Exército de Terracota.

“Leonardo da Vinci – Homem – Inventor – Artista, O GÉNIO”:

O Centro de Exposições da Alfândega do Porto recebe a exposição itinerante sobre a vida e obra do visionário artista italiano Leonardo Da Vinci que mudou o mundo de uma forma única. “Leonardo da Vinci – Homem – Inventor – Artista, O GÉNIO” dá a conhecer as diferentes facetas de Leonardo Da Vinci, que foi muito mais do que o pintor da “La Gioconda” e da “A Última Ceia”.

Para além das reproduções das obras de arte mais famosas, a exposição exibe um grande número de invenções de Da Vinci, meticulosamente reconstruídas com base nos esboços originais de vários Códices e construídas com o material disponível no seu tempo: madeira, tecido, cordas e metal.

Nesta exposição os visitantes têm a oportunidade de conhecer, por ordem cronológica, o trabalho multidisciplinar de Leonardo Da Vinci – cientista, artista e génio universal com uma criatividade e capacidade de invenção infinita – e, os mais curiosos podem interagir com as criações do artista polímata, tendo assim oportunidade de compreender os objetivos do artista italiano e observar todas as diferentes facetas deste génio inovador.

“Terracotta Army – Guerreiros de Xi’na”:

Os visitantes, na Alfândega do Porto, podem ainda viajar para a China de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da Dinastia Qin, através da exposição “Terracotta Army – Guerreiros de Xi’na”. Esta exposição, em estreia absoluta em Portugal, mostra o impressionante Exército de Terracota, numa reconstrução autêntica do local de escavação chinês que remota ao final do século III a.C.

As esculturas foram descobertas em 1974 em Xi’an, na China, e as suas réplicas estão agora no Porto, onde pode ser compreendida a ancestralidade da China e analisada cada escultura que possui a sua própria individualidade.

Os visitantes podem ver mais de 200 figuras, cavalos, armas e objetos de uso quotidiano deste exército, que têm como missão proteger eternamente o primeiro imperador da China. A exposição é acompanhada por um espetáculo místico de luzes e sons, permitindo aos visitantes vivenciarem uma jornada notável à época do Primeiro Imperador da China, que unificou o país e deu início à construção o da Muralha da China

Os bilhetes para “Leonardo da Vinci – Homem – Inventor – Artista, O GÉNIO” e “Terracotta Army – Guerreiros de Xi’an” estão à venda em ticketline.pt e na bilheteira local. Estão disponíveis bilhetes conjuntos, para os visitantes conhecerem as duas exposições no mesmo dia.

aNOTÍCIA.pt