“Coros à Varanda”: Clube Fenianos Portuenses oferece música à cidade

“Coros à Varanda”, acontecerá na Avenida dos Aliados, mesmo ao lado da árvore de Natal da cidade, no dia 8 de Dezembro, pelas 17 horas

Coros-à-Varanda
“Coros à Varanda”: Clube Fenianos Portuenses oferece música à cidade - ®DR

A 8 de Dezembro, pelas 17 horas, o Clube Fenianos Portuenses abre as varandas à cidade e oferece músicas interpretadas pelo Coro da Escola Superior de Educação do Porto: “Coros à varanda” convida os visitantes do Porto a viver a magia das iluminações de Natal na cidade com música da época.

Na Avenida dos Aliados, mesmo ao lado da árvore de Natal da cidade, as vozes dos coros assinalam o arranque da época durante o feriado, apresentando depois um repertório mais alargado no Salão Nobre do Clube Fenianos Portuenses, no primeiro piso, com entrada livre.

A acção “Coros à varanda” está integrada no programa “INCukTurar-te: Incluir pela Cultura”, promovido pelo Clube Fenianos Portuenses em parceria com o Teatro Experimental do Porto (TEP), a Apuro e a IPSS Asas de Ramalde, com o apoio do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, com o objectivo de promover a mensagem do projecto destinado a promover o acesso à cultura a públicos habitualmente excluídos em contexto social.

Sobre a história do Clube Fenianos Portuenses:

O Clube Fenianos Portuenses nasceu a 25 de Março de 1904 primeiramente na Praça da Batalha passando depois em 1935 para a sua localização actual. É uma associação cultural e recreativa sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública. O mesmo encontra-se no n.º 28 entre a rua Dr. Ricardo Jorge e a Rua Clube Fenianos, início da Avenida dos Aliados, ao lado da Câmara Municipal do Porto.

Desde o seu nascimento sempre ficou conhecido pelo corso carnavalesco que oferecia à cidade do Porto, estendendo depois a sua fama às acções de solidariedade e filantropia ao acolher várias associações na sua sede social entre muitas a Sociedade Humanitária do Porto ou o Grémio Português de Fotografia.

O clube além do estatuto de utilidade pública; foi reconhecido como comendador da ordem militar de Cristo pelos serviços prestados nos seus 111 anos de existência e com a medalha de ouro da cidade, já que o seu lema é “Pelo Porto”. (fonte: CFP)

aNOTÍCIA.pt