Ode Winery: Chef Danillo Moreira lidera a cozinha do Cellar Door

No Cellar Door, o chef Danillo Moreira dá destaque aos melhores produtos da ODE Farm para harmonizar com os vinhos da ODE Winery

Danillo Moreira Ode Winery
Ode Winery: Chef Danillo Moreira lidera a cozinha do Cellar Door - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Na Ode Winery, o chef, Danillo Moreira, lidera a cozinha do Cellar Door, á cerca de um ano. Brasileiro do interior de Minas Gerais, estudou gastronomia no Rio de Janeiro e tornou-se especialista em fermentados pela HarvardX’s. Agora na Ode Winery, reúne todos os seus conhecimentos para selecionar os melhores produtos da ODE Farm e confecionar os originais pratos do Cellar Door.

Há cerca de um ano, no Cellar Door, Danillo Moreira conta que “cheguei a Vila Chã de Ourique, no ano passado para ajudar o chefe residente na época,  me identifiquei muito com o projeto e acabei por ficar. É um projeto desafiador com um conceito ‘farm to table’ e conjuntamente ainda temos os sabores asiáticos que vamos manter porque queremos provar que é possível fazer a harmonização dos vinhos do Tejo, com estes sabores.”

Com este foco Danillo dá um exemplo: ‘No menu, vamos encontrar um Carpaccio, que não sendo um prato asiático, se transforma, fruto do sabor do molho de soja fermentado com alho, que vai aumentar o ‘umami’ do prato, que vai harmonizar na perfeição com um vinho branco ‘Fernão Pires’ da Ode.”

No menu izakaya que combina perfeitamente com os vinhos da Ode, seja para uma refeição completa ou para uma degustação de vinhos, podemos ainda  encontrar ‘Prawntempura’ – Gambas nobashi fritas numa leve massa
japonesa, ‘Age Nasu’ – Beringelas fritas com tofu e molho de soja, mirim e gengibre, e Goi Ga –  Salada aromática vietnamita com frango e amendoim, entre outros.

Inspirado no estilo izakaya, uma espécie de bar japonês em que se serve comida para acompanhar as bebidas, o Cellar Door, tem vindo a conquistar não só os turistas, apaixonados pelo enoturismo, habitantes das redondezas pouco habituados a estes sabores, mas também de Lisboa, que se deslocam a Vila Chã de Ourique, para degustar os pratos do chef Danillo Moreira e os vinhos da Ode Winery, um projeto do Colectivo Immerso, que faz vinho de intervenção mínima pela mão da enóloga Maria Vicente.

De salientar que todos os produtos hortícolas, usados na confeção dos pratos, são colhidos todas a manhãs na fazenda da Ode e vão diretamente para a cozinha do chef Danillo Moreira.

A Ode Farm & Living vive pelos valores da sustentabilidade, conservação e desperdício mínimo. Com foco na manutenção da biodiversidade e no fornecimento de produtos do campo para a mesa, a fazenda é fundamental para a qualidade apresentada nos seus pratos mesmo tempo que proporciona uma doce fuga à agitação da vida urbana.

aNOTÍCIA.pt