“Pela Calçada”: Conhecer a Calçada Portuguesa na Baixa Pombalina

Com o objetivo de divulgar a calçada portuguesa, existente em alguns locais da baixa lisboeta, a Escola de Calceteiros leva a efeito a iniciativa “Pela Calçada”

Calçada Portuguesa
“Pela Calçada”: Conhecer a Calçada Portuguesa na Baixa Pombalina - ®DR/CML

Com o objetivo divulgar a calçada artística portuguesa, existente em alguns locais da baixa lisboeta, a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa promove o Peddy-paper “Pela Calçada”.

A iniciativa divide-se em dois eventos distintos. Assim, o “Pela Calçada” – Baixa Pombalina, com inscrições gratuitas até 21 de maio de 2024, acontece a 28 de maio (terça-feira), entre as 9h15 e as 12h15, sendo destinado a maiores de 18 anos. Por seu truno, o Peddy-paper “Pela Calçada” Famílias – Baixa Pombalina, que já tem as inscrições a decorrer, é destinado a famílias. Este evento irá realizar-se no dia 25 de junho (terça-feira), entre as 9h15 e as 12h15.

Em ambas as datas o início das iniciativas terá lugar no Rossio, onde será feita a receção aos participantes.

Para que possa participar terá de preencher um formulário que se encontra disponível em
https://informacao.lisboa.pt/agenda/o-que-fazer/peddy-paper-pela-calcada

Sobre:

A Escola de Calceteiros foi criada, pela Câmara Municipal de Lisboa em novembro de 1986. O objetivo primeiro da Escola foi a de preservar o conhecimento sobre calcetar e em paralelo renovar o efetivo de calceteiros municipais e divulgar a Arte de Calcetamento.

Ao longo dos anos têm sido formados profissionais, homens e mulheres, que assimilando os saberes de velhos mestres, vão assegurando a “sobrevivência” da calçada portuguesa. A arte de calcetar “ao quadrado”, o “desdobrar da pedra” e o “malhetar” são expressões que a Escola de Calceteiros recupera numa profissão genuinamente portuguesa e intimamente ligada ao nosso património cultural.

Para além de formação através de cursos de Educação e Formação de Adultos, bem como workshops sobre a calçada, a Escola desenvolve atividades de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa, consciencializando para a necessidade da sua preservação.

De salientar que a Escola de Calceteiros possui um acervo documental assinalável, disponível para consulta (mediante pedido).

aNOTÍCIA.pt