Lexus RX 500h F Sport, é o novo topo de gama da quinta geração RX

O novo Lexus RX 500h F SPORT possui um motor turbo híbrido de 2.4 litros com transmissão automática de 6 velocidades

Lexus-RX-500h
Lexus RX 500h F Sport, é o novo topo de gama da quinta geração RX - ®DR

Os benefícios da eletrificação não se limitam a tornar os automóveis mais limpos e mais eficientes no que toca ao combustível. Há, também, verdadeiras oportunidades para proporcionar uma experiência de condução mais emocionante. Um bom exemplo é o novo e radical modelo RX 500h F SPORT da Lexus.

Este exclusivo membro da recém-fundada família de SUV de luxo RX é um novo tipo de modelo eletrificado com a tecnologia híbrida – aquele que tem no desempenho o seu principal foco. A motorização híbrida é rica em inovação: um novo motor Turbo de 2.4 litros de elevado binário, uma transmissão automática de 6 velocidades e um eixo elétrico (eAxle) traseiro separado, que permite o controlo da tração às quatro rodas com precisão do novo DIRECT4 da Lexus.

Esta avançada motorização é apenas um dos elementos na equação. Funciona em harmonia com um conjunto dinâmico composto por chassis, direção, suspensão e travagem afinados para que o condutor viva uma constante sensação de ligação, controlo confortável e confiança. Estes são os elementos-chave da Assinatura de Condução Lexus, característicos da marca e perfeitamente integrados no RX 500h.
O engenheiro-chefe Takaaki Ohno explica: “O nosso objetivo foi criar um automóvel que proporcionasse uma experiência de condução emocionante e gerasse um diálogo com o condutor. Para o conseguirmos, desenvolvemos ainda mais a Assinatura de Condução Lexus, fortalecendo os fundamentos do veículo e adotando o novo sistema de tração às quatro rodas da Lexus, DIRECT4.”

“O RX 500h oferece uma experiência de condução potente, direta e responsiva através de um sistema híbrido com um novo motor de alta potência no eixo traseiro. Os travões permitem um excelente controlo e rigidez, e o carro vem equipado com um eixo traseiro direcional com um amplo ângulo de direção que permite uma excelente manobrabilidade e aumenta a sensação de segurança a alta velocidade, melhorando ainda mais a interação com o carro e proporcionando uma experiência de condução agradável. A sua integração na gama RX, juntamente com modelos híbridos e híbridos plug-in de baixo consumo de combustível, permite à Lexus oferecer diversidade e atender às necessidades e preferências de um amplo leque de clientes”.
 
Nova direção em tecnologia híbrida elétrica
A arquitetura da nova motorização híbrida é diferente de tudo que a Lexus produziu até hoje. O princípio essencial do sistema full-hybrid que não necessita de carregamento externo é o mesmo, mas o motor elétrico dianteiro está posicionado entre o motor e a nova transmissão automática, com uma embraiagem de cada lado. Esta conceção reforça a entrega de potência, mantendo a capacidade de condução EV característica de um sistema eletrificado com a tecnologia híbrida da Lexus. É o RX mais potente de sempre, com potência total combinada de 371 cv e binário máximo de 550 Nm, o que se traduz numa aceleração de 6.2 segundos dos 0 aos 100 km/h. Este é o tipo de desempenho que pode esperar de um motor V6 de três litros, mas com economia de combustível superior – o RX 500h alcança 8.0 a 8.3 l/100 km no ciclo combinado WLTP.

Foi introduzida, pela primeira vez, uma nova transmissão automática compacta de 6 velocidades. Tem vindo a ser usada em substituição do sistema do tipo eCVT das outras transmissões híbridas da Lexus, para aproveitar melhor o potencial do alto binário do turbo e do motor. Foi projetada para evitar trocas de mudanças frequentes e oferece ao condutor a opção de controlar as passagens de caixa através de patilhas no volante. Quando o condutor pressiona o acelerador, a resposta é instantânea e há um aumento poderoso e linear da velocidade.

O RX 500h é o primeiro modelo Lexus a usar uma bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel (NiMH). Esta tecnologia reduz a resistência para que a bateria tenha uma maior capacidade de carga e descarga. Também permite que o tamanho da unidade seja otimizado – pode acomodar 1.4 vezes o número de células no mesmo espaço em comparação com a bateria NiMH habitual. Estas características permitem obter o dobro da potência de uma unidade do mesmo tamanho. O condutor desfruta do benefício de uma aceleração mais forte, enquanto a localização da bateria sob o banco traseiro contribui para o baixo centro de gravidade e evita a perda de espaço no habitáculo ou na bagageira. A bateria também é mais silenciosa, graças ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração.
 
Tração às quatro rodas DIRECT4
O RX 500h é o primeiro RX a adotar o novo DIRECT4 da Lexus, sistema de controlo de condução elétrico inteligente que ajusta instantânea e perfeitamente o binário de tração dianteira e traseira às quatro rodas, para permitir uma ótima aderência e permitem manter a estabilidade. A tração às rodas traseiras é fornecida pelo eixo traseiro com um motor elétrico e inversor separados. Proporciona uma condução mais confortável com melhor controlo da carroçaria e uma experiência mais gratificante para o condutor, transmitindo uma sensação de maior ligação entre a estrada e o volante.
 
Recursos dinâmicos personalizados
Tal como acontece nos restantes modelos da nova gama RX, o RX 500h beneficia da plataforma Lexus GA-K, que confere ao automóvel um baixo centro de gravidade, elevada rigidez da carroçaria e um chassis equilibrado com boas características de inércia. Com base nisso, os elementos dinâmicos do automóvel foram ajustados e projetados com foco no desempenho. Entre eles, o eixo traseiro direçional, que ajusta automaticamente a direção das rodas traseiras ao melhor ângulo, de acordo com a velocidade e direção do carro. A baixas velocidades, as rodas movem-se em sentido contrário às da frente para manobras ágeis, ao passo que em altas velocidades giram em linha com o eixo dianteiro, contribuindo para a estabilidade do automóvel. O sistema permite que as rodas traseiras virem em ângulos de até quatro graus.

Foram instalados travões mais potentes – discos dianteiros ventilados de 400 mm com pinças de alumínio de seis pistões opostos em vez de flutuantes (como em outros novos modelos RX), proporcionando maior rigidez. O alargamento da superfície da área destinada aos pedais permite um desempenho de travagem linear, direto e estável. Destaca-se neste modelo, a preto e com o logotipo da Lexus. A Suspensão Variável Adaptativa também está disponível, com controlo independente de amortecedores de resposta rápida, aplicado em cada pneu.
 
Estilo desportivo
Este modelo destaca-se pelos elementos estéticos característicos do design “Next Chapter” do novo RX, uma expressão do seu caráter de desempenho. Incluem jantes raiadas de liga leve de 21 polegadas, frisos e soleiras na cor da carroçaria, detalhes em preto piano, pára-choques de perfil aerodinâmico, emblema F SPORT e um exclusivo padrão de malha na grelha. No interior, o tema continua com o volante F SPORT, manete de mudanças e no conjunto de pedais em alumínio. Os bancos dianteiros desportivos são revestidos em pele com reforços em Ultrasuede para melhor apoio e conforto.

aNOTÍCIA.pt