Luzes da Natal já iluminam Lisboa

As luzes da Natal já iluminam as noites de Lisboa, dando mais calor às ruas da capital nesta quadra natalícia

Luzes-Natal-Lisboa
Luzes da Natal já iluminam Lisboa - ®DR

A partir de ontem (5) as luzes da Natal já iluminam as noites de Lisboa, dando assim início à animação da quadra natalícia. A novidade deste ano foi a projeção de videomapping a 360º no famoso e tradicional pinheiro de Natal, com 30 metros de altura, que deslumbrou todos os visitantes que foram presenciar este momento.

Lisboa iniciou, assim, oficialmente a temporada festiva, iniciativa organizada pela União de Associações do Comércio e Serviços e a Câmara Municipal de Lisboa.

Este ano, apesar da redução do período de funcionamento da iluminação natalícia, as luzes da Natal que já iluminam as noites de Lisboa só vão estar ligadas entre as 18 horas e a meia-noite, na maioria dos locais, sendo a cidade iluminada com recurso a cerca de 2,2 milhões de lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, que estarão espalhadas por 65 locais, entre praças, ruas e avenidas.

A capital vai encher-se com mais de 1100 instalações luminosas — que totalizam mais de 214 quilómetros de cordão de luz, o equivalente a 96 pontes 25 de Abril. Várias ruas da cidade terão adereços de Natal, incluindo a zona pedonal da Rua Augusta e a Praça Luís de Camões, onde já está instalada a bola de Natal gigante.

A Câmara Municipal de Lisboa quer desta forma garantir poupanças de 50% no consumo de energia. O horário é também reduzido de domingo a quinta-feira, ficando as luzes acesas entre as 18h e as 23h. Às sextas e sábados as iluminações, desligam-se à meia-noite.

De acordo com comunicado da CML,”A poupança dos recursos do planeta é algo que nos preocupa verdadeiramente. E com isso em mente procuramos sempre optar por garantias na utilização das mais recentes técnicas de poupança”, acrescentado ainda que as iluminações “têm sido um dos pontos altos de estímulo ao comércio em Lisboa e constituem uma tradição fortemente enraizada por todos”.

As luzes de Natal mantém-se na capital até dia 6 de janeiro de 2023.

aNOTÍCIA.pt