Marinha e Força Aérea procedem ao resgate de 5 franceses

Marinha e Força Aérea procedem ao resgate de 5 náufragos do veleiro “Hallucine”, a 185 quilómetros, a sudeste da ilha de Porto Santo

Marinha-e-Força-Aérea-resgate
Marinha e Força Aérea procedem ao resgate de 5 franceses - Imagem retirado do vídeo de resgate - ®DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou, durante a noite de ontem, uma operação de resgate de 5 náufragos do veleiro “Hallucine”, com bandeira da ilha de Martinica, que se encontrava virado e à deriva a 100 milhas náuticas, o equivalente a 185 quilómetros, a sudeste da ilha de Porto Santo, na área de responsabilidade do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Marrocos.

​​O alerta foi recebido no MRCC Lisboa, através de chamada telefónica, pelas 21h30, tendo sido solicitado apoio por parte do MRCC Madrid, para averiguar o sinal da EPIRB (Emergency Position Indicating Radio Beacon) do veleiro “Hallucine”, que havia sido ativada enquanto este navegava com destino a Tenerife, Canárias.

Pelo MRCC Lisboa, da Marinha Portuguesa, foi, imediatamente, ativado uma aeronave da Força Aérea Portuguesa assim como embarcações mercantes que se encontravam nas proximidades tendo em vista o resgate dos náufragos.

Tendo sido a primeira a chegar ao local, a aeronave da FAP iniciou as buscas pelo veleiro, acabando por encontrar cinco pessoas (quatro homens e uma mulher) de nacionalidade francesa a necessitar de auxílio.

Já hoje, dia 26 de dezembro, pelas 02h50, a aeronave aterrou na ilha de Porto Santo onde as pessoas receberam o apoio médico necessário.

Será de referir que a Força Aérea, na noite de 25 de dezembro, já havia procedido ao resgate de uma mulher de 54 anos que se encontrava a bordo de um navio britânico, a 255km a noroeste do Montijo.

aNOTÍCIA.pt