Rodrigo Seabra tem 12 anos e é o primeiro piloto, a nível europeu, nos Fórmulas

Rodrigo Seabra será, o primeiro piloto português e europeu, a participar num campeonato de Fórmulas com apenas 12 anos

Rodrigo Seabra
Rodrigo Seabra tem 12 anos e é o primeiro piloto, a nível europeu, nos Fórmulas - ®DR

Rodrigo Seabra, natural da Maia, ainda não tem carta de condução, mas faz o feito extraordinário de obter uma licença especial, que lhe permite conduzir monolugares, com apenas 12 anos, na Suécia, no seu primeiro Campeonato de Fórmula composto por 24 corridas e com uma grelha competitiva de cerca de 25 carros, onde a idade mínima seria os 14 anos.

O prodígio da alta velocidade, desde muito novo que marca o ritmo e deu nas vistas no karting e, após uma época extraordinária de OK Júnior (no ano passado, onde ainda com os seus 11 anos), obteve o seu primeiro título internacional de Campeão Rookie Alemão (com pilotos entre os 12 e os 15 anos), foi ainda o piloto escolhido pela Federação Portuguesa de Automobilismo de Karting para representar Portugal no FIA Motorsport Games 2022 em Marselha, França (considerado os Jogos Olímpicos do Motorsport), em outubro passado, com o privilégio de ter sido também o porta-estandarte na apresentação da equipa portuguesa na Cerimónia de Abertura oficial na cidade francesa. Uma competição que contou com 463 pilotos de 72 nações e o jovem português foi o mais novo de todos.

Uma estratégia desportiva e oportunidade única para o jovem piloto português poder continuar a sua escalada, uma vez que o Rodrigo Seabra apenas completou 12 anos a 22 de Dezembro 2022, e obteve uma licença especial para monolugares, nesta época em que completa 13 anos de idade (no final deste ano), através dos intensos testes práticos e teóricos, bem como avaliações físicas e psicológicas realizadas na Suécia. O prodígio piloto português provou estar apto para poder competir e ser convidado para ingressar na Aquila Driver Academy, através da Federação Automóvel da Suécia (Swedish Automobile Sports Federation), estando já assinalado como um “case study” para este ano de 2023 e poder assim ingressar na Fórmula Aquila 1000.

O gosto pelas corridas surgiu naturalmente, aos 4 anos, Rodrigo Seabra, experimentou motocross na sua primeira moto, aos 5 anos o pai levou-o a experimentar Karting no Kartódromo Cabo do Mundo e aí começou a paixão pelas 4 rodas. Aos 7 anos, já estava a fazer a sua primeira corrida! A sua motivação, determinação e foco revelam uma maturidade notável, apesar de tenra idade, afirma: “não basta participar… é preciso evoluir gradualmente e mostrar capacidade, dar o meu melhor, ter bons resultados e ficar no mínimo na grelha dos top 10 ou top 5, e isso sim aponta as reais esperanças para um dia ingressar ao mais alto nível, num Fórmula 1, mesmo para um português, quero pensar que pode ser possível!”. Para Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto e Juventude da C. M. Maia, “o grande objetivo é apoiar jovens maiatos para que sejam campeões de realização e felicidade, no desporto e na vida.”

Dan Suenson, CEO da Aquila Racing Cars, fabricante dinamarquês de carros de corrida, afirma que “Será um enorme privilégio ter alguém tão novo e com tanto talento no Aquila Driver Academy. O Rodrigo é um jovem que qualquer equipa gostaria de trabalhar, muito responsável e com grande foco no que está a fazer”, reforçando ainda que o “Rodrigo aprende muito depressa! Foi unânime este convite após ter tido resultados impressionantes nos testes”. Esta época será essencialmente de formação, para depois o ajudar a ingressar em outras competições de fórmulas, porém “prevemos que o Rodrigo nos possa dar uma agradável surpresa nos resultados do campeonato!”

aNOTÍCIA.pt