Chef Marta Nunes: percurso e projetos da “Jovem Talento da Gastronomia”

Chef Marta Nunes, Jovem Talento da Gastronomia, deseja estar ligada não só à cozinha mas também ao produto, à produção alimentar

Chef Marta Nunes
Chef Marta Nunes: percurso e projetos da “Jovem Talento da Gastronomia” - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

 Chef Marta Nunes, de 24 anos, natural de Palmela foi convidada para Madrinha do “Palmela – Experiências com Sabor!” de 2023. A jovem Chef, participou recentemente no Campeonato do Mundo de Culinária, em Luxemburgo, integrando a Seleção Nacional de Cozinha (Equipa Júnior de Competição Culinária da ACPP), que conquistou duas Medalhas de Bronze.

Também no ano transato, a Chef Marta Nunes foi vencedora, na categoria “Jovens Profissionais”, do 10.º Concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, considerado o maior e mais abrangente concurso para jovens talentos da gastronomia nacional.

Chef Marta Nunes
Chef Marta Nunes – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Nasceu em Setúbal mas diz que é orgulhosamente de Palmela. “Crescer numa vila e num meio mais pequeno deu-me tempo e oportunidade para brincar no campo, aprender com os meus avós como se criam os animais, como se cultivam os campos” refere a Marta Nunes, acrescentando ” aprendi a respeitar tradições e perceber a importância do tempo. Cresci a saber que a melhor fruta é a que se come debaixo da árvore.”

Comecou o seu percurso na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com o curso nível IV Técnicas de Cozinha e Pastelaria (equivalente ao 12º Ano), ao mesmo tempo que fez dois estágios, no Altis Belém Hotel & Spa (2014) e no L’AND Vineyards (2015). Transitou para a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde tirouum curso nível V e estagiou no Restaurante Alma (2017) do chefe Henrique Sá Pessoa.

“O meu primeiro trabalho foi no restaurante Tabik (2018) e depois estive no Bairro Alto Hotel (2019). Com o início da pandemia fui uma das muitas pessoas que ficaram sem trabalho e aí surge a oportunidade de fazer a abertura do Sublime Comporta Beach Club, onde estive cerca de 1 ano e meio. Atualmente faço parte da equipa do

No futuro os seus projetos passam por ter um espaço próprio de preferencia em Palmela. “Ter tempo para me dedicar a projetos pessoais e profissionais. Quero estar cada vez mais ligada à produção alimentar, não só à cozinha mas ao produto. Está na minha cabeça um projeto de agricultura sustentável, e experimentar fazer uma pequena produção de azeite”.

Na apresentação do evento “Palmela – Experiências com Sabor!” , para o qual foi convidada para madrinha, Marta Nunes, apresentou uma nova sobremesa, confecionada com produtos locais, tais como a maçã riscadinha, tipica da região.

Para a Chef este projeto em colaboração com a autarquia, que envolve restauração, livros, confraria “dá-me a possibilidade de conhecer melhor a minha região, e com isso criar novas dinâmicas e novas receitas.” concluiu Marta Nunes.

Artigo relacionado:

Fins de Semana Gastronómicos em destaque no “Palmela, Experiências com Sabor!”