Canoagem animou o Mondego

O Mondego recebeu, este domingo, o Campeonato Regional de Esperanças e o de Maratona, em canoagem, onde participaram 11 clubes da região centro

Canoagem Mondego
Canoagem animou o Mondego - ®DR

Decorreram este domingo, 5 de Fevereiro, em Coimbra, os Campeonatos Regionais de Canoagem Esperanças e de Maratona. O rio Mondego respondeu à chamada e 11 clubes da região centro participaram no evento organizado pelo Clube Fluvial de Coimbra em parceria com a autarquia conimbricense, Federação Portuguesa de Canoagem e Associação de Canoagem do Centro. 

O Campeonato Regional de Esperanças é só para atletas com idades compreendidas entre os 8-16 anos e a distância da prova vai dos 2 aos 6 km consoante as idades e géneros. Os jovens canoístas foram uns autênticos heróis ao entrarem na água logo pela manhã porque, para além do natural desconforto térmico, tiveram que superar um vento inusitadamente forte que se fez sentir das 10h às 11h na cidade de Coimbra. Nesta prova, a A.C.R. Saavedra Guedes (Pardilhó, Estarreja), conquistou o primeiro lugar por clubes, seguido pela ARCOR de Óis da Ribeira (Águeda) e, em terceiro lugar, a AN Torreira (Murtosa). O Fluvial de Coimbra, por escassos dois pontos não subiu ao pódio dos três primeiros. 

Da parte da tarde, já com grandes melhorias para a prática da canoagem – vento praticamente nulo – decorreu o Campeonato Regional de Maratona. Esta, é uma prova para atletas com idade superior a 16 anos e a distância varia entre os 8 e os 30 km (consoante as idades, as embarcações e o género). Nos três primeiros lugares tivemos a ARCOR de Óis da Ribeira, seguida pelo Sporting Clube de Aveiro e pela Associação Náutica da Torreira. Coimbra esteve representada nesta competição com dois clubes da cidade – o Fluvial de Coimbra e o Coimbra Stand Up Paddle. 

O Clube Fluvial de Coimbra (CFC) sagrou-se campeão regional em oito categorias e, nas palavras de Diogo Evangelista, vice-presidente do CFC e atleta vencedor em C1 Sénior Masculino – “O Fluvial de Coimbra é um clube multifacetado porque tem atletas em várias disciplinas da canoagem e estas provas são sempre um bom teste quer para atletas, quer para treinadores. Como dirigente, já estou focado para a organização do próximo campeonato, e como atleta e treinador, em elevar ao máximo a nossa prestação enquanto clube”. 

O próximo evento de canoagem a decorrer na cidade de Coimbra é a Taça de Portugal de Tripulações nos dias 1 e 2 de Abril. É uma das maiores competições do calendário nacional da modalidade, tanto em número de atletas, como em termos de espetadores e impacto mediático. Estão esperados os nomes mais sonantes da canoagem nacional numa prova que envolve 60 a 70 clubes de canoagem e a participação de 800 a 1000 atletas. 

Artigo relacionado com “Canoagem animou o Mondego”:

Canoagem: Mais de 400 canoístas participam no Campeonato Regional de Esperanças e no de Maratona, em Coimbra