Chef Thiago César e Chef Inga Martin, e um jantar a quatro mãos no Audreys Bistro

Chef Thiago César e Chef Inga Martin, uniram-se para nos proporcionar um jantar a quatro mãos, simplesmente divinal

Chef Thiago César e Chef Inga Martin
Chef Thiago César e Chef Inga Martin, e um jantar a quatro mãos no Audrey's Bistro - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

No ambiente elegante e acolhedor do Audrey’s Bistro, situado no bairro de Alfama, uma das zonas mais antigas de Lisboa, as mãos do Chef Thiago César, e da Chef Inga Martin, uniram-se para nos proporcionar um jantar a quatro mãos, simplesmente divinal.

Chovia quando chegámos ao Audrey’s Bistro. Fomos recebidos no bar, onde o Bruno, o Barman nos ofereceu um cocktail, que nos abriu o apetite para o jantar, que se seguiu, servida numa sala de jantar, muito ‘Cozy’ e confortável.
 
O ‘Amuse Bouche’ da Chef Inga Martin, um ‘Tartaro de Novilho e Crocante de Alga Nori, elevou as nossas expectativas. Seguiu-se ‘Vieiras com Puré de Aipo e Sálvia’ do Chef Thiago César, uma entrada com uma fusão de sabores indiscritivel.
 
O prato de peixe foi confecionado pela Chef Inga Martin e trouxe-nos um ‘Bacalhau sob Pure de Abóbora e Cebolinhas Assadas’ enquanto que o Chef Thiago César nos apresentou uma ‘Vazia e Creme de Cenoura e Curcuma com Molho de Mascarpone’.
 
 ‘Ananás em baixa temperatura com um twist de coco’ foi a deliciosa sobremesa feita pelos dois Chefs que rematou o jantar com chave de ouro.
 
Após o jantar, conversámos com os dois chefs, que se revelaram muito simpáticos. Amigos de há já algum tempo, reunem-se para cozinhar sempre que há um tempinho extra.
 
O percurso do jovem Chef, começou com uma formatura em Relações Internacionais, feita no Rio de Janeiro. Lisboa foi a paragem seguinte para
completar os estudos num mestrado de Gestão Industrial. Enquanto estudava continuava a desafiar-se na cozinha e foi então que ganhou coragem e abraçou uma nova carreira de corpo e alma, indo para a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
 
Desse período guarda memórias de um enorme crescimento pessoal e profissional, sobretudo com a fase final num estágio no hotel Oitavos. Terminado o novo curso, Thiago César estagiou no hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, e seguiu para o Hotel Marriott durante 3 anos, onde teve a oportunidade de criar menus de forma regular. Um dos períodos de maior crescimento profissional. Os menus criados eram inspirados na gastronomia portuguesa o que potenciou também os seus conhecimentos no país onde decidiu viver. Teria outras experiências
profissionais como no Sana Lisboa e o Pateo Velho, até chegar às cozinhas do Hotel Santiago de Alfama, nomeadamente do Audrey’s, onde se encontra atualmente.
 
Por agora os projetos do Chef Thiago, passam pelo Audrey’s Bistro. “Fazer dele um dos restaurantes de refencia de Lisboa é o meu objetivo” diz enquanto responde à nossa pergunta acerca de voltar à sua terra Natal “Não, não está nos meus planos. A minha família, sou eu e a minha mãe que está aqui comigo. Portugal é maravilhoso e eu adoro estar aqui. Não penso voltar ao Brasil” revelou Thiago César.
 
Também Inga Martin, não começou pela gastronomia. embora as primeiras memórias tenham a ver com isso. As suas primeiras receitas foram bolos e pequenos-almoços para os seus pais quando tinha apenas 5 anos.
 
Com uma licenciatura em Educação Social e uma pós-graduação em Marketing foi, no entanto, a cozinha que falou mais alto e anos mais tarde acabou por tomar a decisão de seguir o seu sonho. Inga Martin considera ter sido a melhor decisão que tomou em toda a sua vida profissional e ingressou, de corpo e alma, na Escola de Cozinha e Hotelaria de Lisboa.
 
Estagiou na pastelaria do Hotel Vila Joya, que considera ter sido uma experiência incrível e enriquecedora. Trabalhou em diversos restaurantes no Algarve e em serviços de catering privados.
 
Já em Lisboa, criou o “Cone à Portuguesa”, um conceito inovador de comida grab & go. De Lisboa viajou até Luanda,onde chefiou o Champanheria Chill Out, premiado como o melhor restaurante do ano, em 2015.
 
Por amor voltou a Lisboa, onde continuou o seu trabalho como chef, consultora de diversos restaurantes e food styling, atividades que abraça até hoje. É uma mulher empreendedora ligada à Gastronomia e no último ano participou em diversos eventos gastronómicos e foi responsável pela consultoria do restaurante da Ordem dos Médicos, no Porto.
 
O ano 2022 marca uma nova etapa na carreira da Chef Inga Martin que é, atualmente, a chef executiva do novíssimo Go A Lisboa, onde podemos encontrar criações suas, inspiradas na sua experiência dentro e fora de Portugal mas
também na paixão pela comida e pelos ingredientes bem como traços da história da cozinha goesa fundidos com sabores modernos portugueses e internacionais.
 
Com um filho de 5 anos ” o amor da minha vida” como diz a Chef, os seus projetos a médio prazo, passam pela cozinha do ‘Go A Lisboa’, um Roof Top, com uma vista fantástica sobre o Tejo, em cuja cozinha Inga Martin é a rainha e “onde tenho  crescido como pessoa e como profissional e onde me dá muito prazer trabalhar com toda a equipa, que me incentivam sempre a ir mais longe”, revela-nos a Chef Inga.
 
Para nós que experimentamos as criações de ambos os Chefs, não nos surpreenderiamos que num futuro, embora longínquo, encontrassemos estes dois chefs a cozinharem a quatro mãos num espaço comum.
 
Artigo relacionado
 

Audreys Bistro com jantar a quatro mãos na sua apresentação