Santiago de Alfama um charmoso hotel no coração de Lisboa

Santiago de Alfama um charmoso hotel instalado num palácio do século XV totalmente restaurado no coração de Lisboa

Santiago de Alfama
Santiago de Alfama um charmoso hotel no coração de Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Santiago de Alfama é um Boutique Hotel de gerência familiar instalado num palácio do século XV totalmente restaurado, mesmo no centro histórico de Lisboa.

O hotel encontra-se equidistante entre o Castelo de São Jorge e o belíssimo miradouro de Santa Luzia, com vista pela encosta salpicada de igrejas caiadas de branco, telhados de terracota que descem até ao rio Tejo , onde o azul da água se encontra com o azul do céu, tudo emoldurado por uma profusão de buganvílias rosas e roxas.

O Santiago de Alfama – Boutique Hotel, com uma localização privilegiada e central no histórico bairro de Alfama está a 5 minutos a pé da Sé de Lisboa, do Castelo de São Jorge e a 10 minutos do Panteão Nacional e da ‘Baixa’ lisboeta.

Restaurado por Heleen, uma holandesa, criada na Nova Zelândia, que rapidamente se apaixonou pelo espaço e conjuntamente com  seu marido Manuel, resolveram aqui se radicar e construir o Santiago, que é um charme, onde se inclui o Audrey’s Bistro, o acolhedor restaurante liderado pelo Chef Thiago César.

“No Santiago, compramos localmente, mas a maior parte dos produtos que utilizamos no  nosso restaurante Audrey’s, que tem o nome da nossa filha, vem de uma quinta que temos no Alentejo. Produtos genuínos, cultivados à moda antiga, sem pesticidas. Comemos os produtos da época e isso tem todo o valor” conta-nos Manuel.

Manuel Rosa da Silva, um anglo-português, nascido na África do Sul, é um comunicador nato. Com formação em telecomunicações, engenharia e finanças globais que na verdade é poeta, fotógrafo, amante de livros e história, diz ter sido adotado por Portugal e que “este é o melhor hotel de 5* de Lisboa, porque é meu e é aqui que estou todos os dias a dar o meu melhor para que os nossos hóspedes se sintam em casa” diz-nos a sorrir.

Para Heleen e Manuel, é um privilégio compartilhar este lugar encantador e oferecer hospitalidade à moda antiga e um pouco de glamour para suas férias. Só assim se compreende que “é com grande prazer que revelamos os lugares especiais que nós próprios frequentamos nos nossos fins-de-semana. Alguns são um pouco fora dos roteiros mais conhecidos e podem exigir um dia inteiro, outros são mais simples e podem ser visitados numa manhã ou tarde. Todas as visitas são facilitadas e mais agradáveis ​​com nosso motorista residente Kevin, caso os hospedes assim o pretendam”.

Outras comodidades disponíveis incluem aluguer de limusinas, Check-in rápido e um serviço de limpeza a seco, assim como transporte de/para o aeroporto (disponível 24 horas) e transporte de/para o terminal de cruzeiros.

Artigo relacionado:

Chef Thiago César e Chef Inga Martin, e um jantar a quatro mãos no Audreys Bistro