Deslumbre-se com as mil e uma cores da Beira Baixa

Deixe-se deslumbrar com as mil e uma cores da Beira Baixa, numa viagem de três dias, pela natureza, miradouros, vilas e aldeias pitorescas

Beira Baixa mil cores
Deslumbre-se com as mil e uma cores da Beira Baixa - ®DR

As mil e uma cores da Beira Baixa nesta Primavera, é um novo roteiro de três dias que passa pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Numa viagem pelas paisagens, natureza, miradouros e aldeias pitorescas, pelas tradições pascais e pelos sabores genuínos, são 20 as propostas que desafiam todas as famílias a mergulhar no coração da Beira Baixa.

“Criamos uma proposta turística que junta as tradições pascais, a um conjunto de atividades turísticas identitárias da Beira Baixa, ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre”, explica a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Pelas mil e uma cores da Beira Baixa, há um conjunto de atividades turísticas identitárias para descobrir, ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre.

Descobrir os Passadiços do Orvalho ou palmilhar a Serra das Talhadas e da Serra da Malcata, observar as Portas de Ródão num passeio de barco pelo Tejo e, pela biodiversidade, continuar caminho no Parque Barrocal, em Castelo Branco e deixar-se apaixonar pela aldeia pitoresca de Penha Garcia são só algumas das sugestões deste novo roteiro.

O roteiro desafia ainda a conhecer a genuinidade das tradições pascais da Beira Baixa, com uma agenda que identifica dezenas de tradições quaresmais e pascais, algumas das quais absolutamente únicas no País.

Das procissões, aos compassos, cortejos, encenações, vigílias, encomendação das almas e manifestações populares e profanas… se está à procura de vivências únicas esta é altura certa para visitar a Beira Baixa.

Na Beira Baixa a Primavera e a Páscoa rima com sabores autênticos e genuínos. Com um punhado de tradição, uma pitada de inovação, um cheirinho de doçura e uma dose generosa de sabedoria, o roteiro convida a uma viagem gastronómica inesquecível. Do cabrito estonado, ao plangaio, ao peixe do rio, passando pelo bolo finto e a tigelada, vai ser difícil resistir.

O roteiro primaveril é ainda complementado com dezenas de outras sugestões para que o turista possa construir o seu próprio roteiro, personalizando-o conforme os seus interesses e quem sabe prolongar a viagem por mais dias…

Roteiro: Pelas mil e uma cores da Beira Baixa

aNOTÍCIA.pt