Pedro Sousa e Henrique Rocha no quadro principal do Millennium Estoril Open

Pedro Sousa e Henrique Rocha, passaram ao quadro principal do Millennium Estoril Open, enquanto Frederico Silva perdeu frente a Ofner

Pedro Sousa Henrique Rocha
Pedro Sousa e Henrique Rocha no quadro principal do Millennium Estoril Open - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Os tenistas portugueses, Pedro Sousa e Henrique Rocha, passaram ao quadro principal do Millennium Estoril Open, ao vencerem Timofey Skatov (155.º) e Mate Valkusz, respetivamente. Já Frederico Silva (228.º do ranking ATP) não conseguiu sair por cima num duelo de 2h48 frente ao austríaco Sebastian Ofner (137.º), que prevaleceu por 6-7(6), 7-6(5) e 6-3.

Com o apoio do público, que esgotou o Estádio Millennium, Pedro Sousa, atual 467.º da hierarquia masculina, antigo 99.º, venceu Timofey Skatov (155.º) por duplo 6-4. Assim o tenista português, permanece em prova no Millennium Estoril Open e adiou o último encontro da carreira no maior torneio de ténis português.

A espaços, o lisboeta de 34 anos mostrou o motivo dos oito títulos no ATP Challenger Tour e da final no ATP Tour em 2020, em Buenos Aires, para gáudio de quem assistiu. No entanto, a decisão de pendurar as raquetas está tomada (deverá fazê-lo num dos Challengers das próximas semanas no Estádio Nacional), pelo que esta oitava edição do Millennium Estoril Open será a última de um dos melhores portugues de sempre.

O último desafio de Pedro Sousa irá continuar no quadro principal a 4 de abril, e o próximo adversário será Luca Van Assche, antigo número um mundial de juniores (e vencedor de Roland-Garros no escalão), vencedor do Maia Open 2022 e integrante do top 100 ATP nesta segunda-feira, fruto também do título no ATP Challenger Tour arrecadado neste domingo.

A viver um sonho de menino, Henrique Rocha somou a segunda vitória do fim de semana em estreia em torneios no ATP Tour e garantiu uma vaga no quadro principal do Millennium Estoril Open.

Com o Estádio Millennium ao rubro para apoiar o jovem de 18 anos (590.º do ranking ATP), Henrique Rocha venceu o húngaro Mate Valkusz com os parciais de 6-4 e 6-2, e descolou rumo ao momento mais alto da ainda curta carreira.

Sem acusar o momento, o maiato serviu a grande nível (muito importante o serviço em kick num dia tão quente e com concições rápidas e o golpe de saída foi importante para salvar dois break points no sétimo jogo do segundo parcial) e impôs a lei da sua tremeda direita para abrir o court e ditar os pontos.

A viver um 2023 sensacional – em Fevereiro arrecadou o primeiro título ITF em Vila Real de Santo António e ainda fez mais uma meia-final e quartos de final na gíria algarvia, subindo cerca de 260 lugares na hierarquia desde então -, Henrique Rocha vai jogar um quadro principal de um torneio ATP primeiro do que no ATP Challenger Tour, onde cedeu 12 vezes na fase preliminar. O atual bicampeão nacional de sub-18 junta-se a Pedro Sousa, Nuno Borges e a João Sousa na entourage portuguesa na competição maior.

A vida não ficará mais fácil para o jovem Henrique Jorge, isto porque vai medir forças com um de quatro tenistas credenciados: Dominic Thiem, Bernabé Zapata Miralles, Fabio Fognini ou Luca Van Assche.

Para o jovem tenista “Isto é uma espécie de prenda de aniversário antecipada, faço anos a 6 de abril. Olho para este último mês e meio, e neste início de época estou com muito bom nível e os resultados vão acabar por aparecer, o ranking vai acabar por subir. Estou concentrado em continuar a melhorar”, resumiu Henrique Rocha, que admite as boas sensações causadas pelo contacto, no Estoril, com alguns dos nomes que integram a elite do ténis.

Ficamos agora a aguardar o sorteiro que irá determinar os adversários de Pedro Sousa e Henrique Rocha na próxima ronda.

Amanhã o Estoril Open, vai trazer mais jogos e certamente mais emoções. Veja aqui o quadro completo dos jogos de 3 de abril.

Artigo relacionado:

Dia fantástico para o ténis português na abertura do Millennium Estoril Open