Museu do Tesouro Real passa a organizar visitas guiadas

A primeira das visitas guiadas ao Museu do Tesouro Real, será conduzida pelo perito em pedras preciosas, Rui Galopim de Carvalho

Museu do Tesouro Real visitas
Museu do Tesouro Real passa a organizar visitas guiadas - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Museu do Tesouro Real vai começar a ter visitas guiadas por especialistas. As primeiras “Meet the Expert” serão feitas pelo perito em pedras preciosas, Rui Galopim de Carvalho, e começam já no dia 15 de abril.  As sessões acontecem todos os sábados deste mês, das 12h às 13h30 (em português) e das 10h00 às 11h30 (em inglês), mediante marcação ou compra direta na bilheteira sujeito a disponibilidade.

Estas são visitas únicas que permitem conhecer ao detalhe as gemas e as histórias que cada peça tem para contar, pela voz de quem melhor as sabe explicar. São mais de 22 mil pedras preciosas, estudadas uma a uma, agora em exposição permanente, e presentes nos 11 núcleos do museu.

“É uma oportunidade excecional para quem visita o Museu do Tesouro Real, pela primeira vez ou não, porque pode ouvir uma explicação mais detalhada de algumas das principais joias da exposição dada por alguém com um conhecimento profundo de cada pedra preciosa que a compõe, como o gemólogo português Rui Galopim de Carvalho”, destaca Nuno Vale, diretor executivo do Museu do Tesouro Real.

Esta é a primeira iniciativa “Meet the Expert” que o Museu do Tesouro Real está a promover no âmbito das visitas guiadas pela exposição com especialistas, que pretendem brindar os visitantes com as suas perspetivas únicas sobre as peças.

Rui Galopim de Carvalho é consultor internacional em educação e gemologia, formador, autor e conferencista sobre pedras preciosas. Com particular interesse pela joalharia portuguesa de valor cultural, Rui Galopim de Carvalho estudou durante seis meses as pedras preciosas das joias da coroa portuguesa para o Museu do Tesouro Real, numa cave secreta no centro de Lisboa.

Localizado na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Tesouro expõe uma das mais raras e completas coleções de joias reais, compostas por insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, entre outras, expostas dentro de um dos maiores cofres fortes do mundo, com o desígnio de projetar Lisboa como um destino cada vez mais atrativo para residentes e visitantes de todas as partes do mundo.

Artigo relacionado:

Museu do Tesouro Real reúne Joias da Coroa Portuguesa