Chefs da região Porto e Norte do Guia Michelin Espanha & Portugal 2023 homenageados no Palácio da Bolsa

Evento organizado pelo Guia Michelin e pela AHRESP, em parceria com o Turismo de Portugal, homenageou Chefs da região Porto e Norte no Palácio da Bolsa do Porto

Chefs Guia Michelin
Chefs da região Porto e Norte do Guia Michelin Espanha & Portugal 2023 homenageados no Palácio da Bolsa - ®DR

O Guia Michelin e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o Turismo de Portugal, homenagearam na segunda-feira, 15 de maio, no Palácio da Bolsa do Porto, os chefs da região do Porto e Norte de Portugal, num evento que contou com a representação dos 43 restaurantes que integram a Seleção 2023 do Guia MICHELIN Espanha & Portugal.

Esta homenagem aos Chefs da região Porto e Norte do Guia Michelin Espanha & Portugal 2023, inseriu-se no âmbito do Programa TASTE Portugal que está a ser implementado pela AHRESP com cofinanciamento do COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e apoio do Turismo de Portugal. Os objetivos deste Programa passam por criar e consolidar a Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, afirmar internacionalmente a qualidade da gastronomia portuguesa, reforçando a sua notoriedade enquanto marca de excelência, e valorizar os produtos endógenos que são a base da nossa gastronomia, potenciando também a sua exportação.

A cerimónia de homenagem contou com a presença de Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, Lídia Monteiro, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Vítor Sobral, chef e vice-presidente da AHRESP, Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, Pedro Mesquita Sousa, vice-presidente da AHRESP, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, e Luís Rebelo de Sousa, administrador da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O evento, que também contou com a presença de jornalistas nacionais e internacionais e com a degustação de um cocktail a cargo do chef Arnaldo Azevedo, do Restaurante Vila Foz, aliou a celebração da gastronomia do Porto e Norte à valorização dos produtos da região e do talento dos seus chefs mais relevantes.

Na sessão de abertura, Nuno Ferreira realçou Portugal como destino turístico de excelência, onde a gastronomia tem substancial importância: “Portugal tem uma série de características que nos diferencia dos demais, desde logo o clima, a cultura, as gentes e o património, mas há uma que sempre é referida em qualquer conversa … a nossa gastronomia!

Vítor Sobral salientou o importante contributo da AHRESP na organização deste evento e reforçou a sua enorme satisfação pela organização, em 2024, de uma Gala Michelin exclusivamente dedicada a Portugal, com a oferta de restaurantes portugueses com estrelas, Big Gourmand e recomendados. “Concretiza-se assim, ao fim de 113 anos de existência do prestigiado Guia, a tão ambicionada e merecida autonomia da gastronomia e cozinha portuguesa”, afirmou o chef e vice-presidente da AHRESP.

Na sua intervenção, Lídia Monteiro, destacou a importância que a gastronomia e os vinhos têm enquanto ativos qualificadores da Estratégia Turismo 2027 (ET2027) e elementos enriquecedores da experiência turística que acrescentam valor à oferta dos territórios. “Queremos que a experiência gastronómica em Portugal seja excelente, em todos os contextos, num festival de street food, numa tasca ou num restaurante de alta gastronomia. As pesquisas por cozinha portuguesa aumentaram cerca de 26% nos últimos quatro anos, mas queremos mais. Daí ser importante a aposta na diversificação da oferta, no marketing e na promoção da nossa gastronomia. A nossa ambição é posicionar o país como um destino gastronómico reconhecido e tornar a gastronomia no motivo de decisão de visita a Portugal”, afirmou a diretora Coordenadora do Turismo de Portugal.

aNOTÍCIA.pt