Pesca responsável no Alaska em destaque no jantar anual do Alaska Seafood Portugal

Alaska Seafood Portugal comemorou o início da temporada de pesca no Alaska com um jantar degustação, que decorreu no D’NX Gastrolab

Alaska Seafood Portugal
Pesca responsável no Alaska em destaque no jantar anual do Alaska Seafood Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

No passado dia 15 de maio, o Alaska Seafood Portugal, celebrou o início da temporada de pesca no Alaska com um jantar degustação, que decorreu no D’NX Gastrolab. O evento contou com a presença de chefs de cozinha, imprensa gastronómica e profissionais do mundo da gastronomia.

O jantar do Alaska Seafood Portugal, realizado no showroom da NX Hotelaria, teve como objetivo celebrar o início da temporada de pesca do Alaska e para destacar e sensibilizar para o modelo de gestão responsável da pesca no Alaska, que conseguiu oferecer ao mercado peixe selvagem de uma forma totalmente sustentável.

“Portugal é um mercado importante para o peixe e marisco dos Estados Unidos e os nossos produtores do Alaska estão empenhados em satisfazer os consumidores portugueses que apreciam alimentos de alta qualidade, seguros e sustentáveis. Espero que disfrutem desta experiência culinária única e que se sintam inspirados a partilhar o peixe e marisco selvagem do Alaska com os consumidores de Portugal. Com estas palavras Rebecca Neff, a DCM dos EUA em Portugal e David McClellan, representante regional do Alaska Seafood Marketing Institute, dirigiram-se ao mercado português, que é tão importante nesta indústria pesqueira sustentável.

Os chefs Mauro Loureiro, Francisco Bessone e Pedro Quintas, estiveram encarregues do menu do evento, que apresentou uma grande variedade de peixes selvagens do Alaska. Entre eles e em grande destaque o salmão real selvagem, salmão vermelho selvagem do Alaska (Sockeye), salmão prateado selvagem do Alaska (Coho), bacalhau selvagem do Alaska, caranguejo real dourado do Alaska e as ovas de salmão selvagem do Alaska (Ikura), que resultaram em pratos de grande qualidade, sabor e apresentação visual.

No final, as sobremesas da Chef Andreia Moutinho, também elas excelentes, deram o toque final a este dia de celebração e degustação dos melhores produtos do Alaska.

Sobre a pesca no Alaska

O Alaska é pioneiro no desenvolvimento de um sistema de gestão das pescas responsável e sustentável que é agora o mais avançado, rigoroso e eficaz do mundo. Declara explicitamente na sua Constituição desde 1959 que todos os produtos do mar devem ser utilizados, desenvolvidos e mantidos com base no princípio do rendimento sustentável.

Ao acompanhar de perto os recursos e pescar de forma responsável, o Alaska assegura que os seus mariscos possam ser apreciados pelas gerações vindouras. De facto, as pisciculturas são proibidas no Alaska para proteger as espécies selvagens dos múltiplos danos que as pisciculturas causam ao ambiente.

O Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI) é a associação comercial que representa a indústria pesqueira do Alaska, sediada em Juneau, Alaska.

aNOTÍCIA.pt