Marcela Cantuária expõe “Bestiário”, em Lisboa

A artista brasileira Marcela Cantuária realiza em Portugal, no Palácio do Grilo, a sua primeira exposição individual

Marcela Cantuária
Marcela Cantuária expõe “Bestiário”, em Lisboa - ®DR

A artista brasileira Marcela Cantuária foi convidada para inaugurar o programa de residências artísticas na .insofar, desde logo porque representa através da sua obra a luta pelos direitos e liberdades fundamentais, a reivindicação destes para as mulheres com um espírito de reposição da verdade e vontade de reescrever a história com justiça.

A residência artística culmina com uma exposição no Palácio do Grilo, no Beato, dando sequência a uma programação fora-de-portas.

Marcela Cantuária trabalha principalmente com pintura, desenho, bordado e cerâmica. A sua pintura revolucionária, caracterizada por núcleos vibrantes e pinceladas arrojadas,entrelaça imagens históricas do mundo político com representações da cultura visual contemporânea. Uma obra que desvenda narrativas alternativas às de uma sociedade estruturada no machismo e na misoginia, ao propor a construção de vocabulários alternativos que refletem a sua extensa investigação sobre as lutas das mulheres no mundo. Na busca pela liberdade, continuará nesta residência artística da .insofar a sua investigação sobre as interligações entre a Amazónia e Atlântico, onde pretende questionar o lugar da mulher na sociedade e na política, a luta de classes, a divisão de poderes, os estereótipos de género e as disputas de significados políticos que emergem entre os territórios de Portugal, Brasil e a África Ocidental.

Sobre artista Marcela Cantuária (1991, Brasil)

Marcela Cantuária (Brasil, 1991) Vive e trabalha no Rio de Janeiro, é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

A sua pintura revolucionária, caracterizada por cores vibrantes e pinceladas arrojadas, entrelaça imagens históricas do mundo político com representações da cultura visual contemporânea. Uma obra que desvenda narrativas alternativas às de uma sociedade estruturada no machismo e na misoginia, ao propor a construção de vocabulários alternativos que refletem a sua extensa investigação sobre as lutas das mulheres no mundo. Na busca pela liberdade, a sua obra procura questionar o lugar da mulher na sociedade, a luta de classes, a divisão de poderes, estereótipos de género e as disputas de significados políticos.

A obra de Marcela Cantuária está representada em várias coleções, incluindo Pérez ArtMuseum Miami (EUA), Museu de Arte de São Paulo (BR), Assis Chateaubriand

A exposição, que tem Curadoria de Inês Valle, inaugura no próximo dia 21 de maio e estará patente ao público até dia 11 de junho no Palácio do Grilo, na Calçada do Duque de Lafões 1, Beato, Lisboa.

aNOTÍCIA.pt