A comida do Nepal e da Índia tem no restaurante DIYALO, uma referência incontornável. Localizado no centro de Lisboa, em pleno Martim Moniz, o DIYALO celebra 7 anos de boa comida e de partilha das mais típicas receitas de street food da Índia e do Nepal. A gastronomia do Nepal tem sido sempre o cartão de visita deste restaurante, país de origem do seu fundador. Rabin Adhikari, chegou a Lisboa em 2013, e logo se sentiu atraído pela cultura, pelas pessoas e pelo clima, que diz terem “muitas semelhanças com a sua terra Natal”. O desejo de criar um restaurante como forma de dar a conhecer a cultura do seu país foi uma forma de retribuir a sensação de se sentir em casa. E nada melhor do que fazê-lo à volta da mesa!
O segredo do sucesso? Uma carta recheada de sabores exóticos, com pratos originais, de doses generosas, temperados com muitas especiarias, um atendimento caloroso e uma esplanada com excelente vista para o bairro da mouraria e o Castelo de São Jorge.
Entre as opções nepalesas, destacam-se 6 pratos de MOMO, prato tradicional à base de dumplings caseiros recheados com galinha, com várias variantes ao nível da confeção, sejam ao vapor, fritos, com molho de chilli, ou em sopa. São, sem dúvida, o best-seller do restaurante. Para se aventurar verdadeiramente em novos sabores nada como experimentar o Diyalo Special Jhol Momo com um molho substancial e aromático com especiarias do Nepal ou o Jhaneko Momo com um molho frio de sabor a sésamo.
Ainda no capítulo das sugestões 100% nepalesas, o Thukpa é uma sopa picante à base de noodles à qual se pode acrescentar vegetais, galinha, porco ou ovo, uma variante de “ramen” originária dos Himalaias. Os grelhados confeccionados num tandoor tradicional protagonizam vários pratos da carta, e surgem com diferentes masalas, isto é, misturas de especiarias. A carta nepalesa não poderia estar completa sem o Chowmein (de vegetais, galinha ou camarão); o Chicken Lollipop, (coxas de galinha marinadas num molho picante e preparadas para se comeram como um chupa-chupa), uma opção perfeita para partilhar; e o Thali, porventura o prato mais popular e mais completo.
O Thali é composto por uma variedade de pequenas porções de diferentes pratos com o objetivo ser uma refeição completa, recheada de sabores e aromas que se complementam. Pode incorporar até 10 pratos diferentes – entre carne, vegetais, molhos, chutneys e até sobremesas – sendo sempre acompanhados com Naan e papari.
Índia e Nepal têm em comum várias tradições culinárias, existindo dezenas de pratos que são apreciados por ambos os povos. Entre os exemplos desta “mesa comum” estão os pratos à base de grelhados no tandoor, uma vasta opções de pratos vegetarianos, e o Biryani, que combina arroz basmati com vegetais ou carne marinada em iogurte e diversas especiarias.
Os caris têm presença assídua na carta do DIYALO, combinando vários ingredientes (galinha, borrego, vegetais ou camarão) com suaves molhos de côco, de tomate ou natas, com diferentes especiarias e texturas, indo ao encontro de todo o tipo de preferências, seja pelos sabores mais adocicados ou mais picantes.
A gastronomia portuguesa integra também o menu do DIYALO para que os portugueses se sintam “em casa” na hora de pedir os pratos a que estão habituados desde sempre e para que os turistas possam experimentar a famosa comida local. Entre os best-sellers o destaque vai para o salmão grelhado, o piano de porco, a salada de polvo e os típicos pastéis de bacalhau.
Ficou tentado a experimentar a comida do Nepal e da Índia?