O evento brasileiro chega a Cascais em junho de 2024 e Gilberto Gil foi a primeira confirmação para a edição do Coala Festival Portugal. A organização acaba de anunciar a confirmação de mais 3 nomes: BaianaSystem, Carminho e Mayra Andrade.
“O Coala Portugal tem seu foco na música em língua portuguesa como um todo, unindo as pontas do triângulo Brasil, Portugal e África, e o anúncio desses artistas reflete exatamente essa proposta de curadoria, com artistas do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde“, comenta Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.
A proposta desta primeira edição portuguesa é ampliar os horizontes e entregar um line-up que combina a música brasileira com a lusófona. Para isso, além de Gabriel Andrade, o Coala Festival Portugal conta também com a curadoria de Kalaf Epalanga – músico e escritor angolano e um dos fundadores da banda Buraka Som Sistema, premiada com o MTV Europe Music Awards na categoria Melhor Artista Português.
“Vivemos um período extraordinário na música global, onde as noções de centro e periferia estão a ser redefinidas, e essa realidade é claramente percebida nos países de expressão portuguesa. Este momento singular desencadeia um potencial criativo sem precedentes, transformando a música popular em algo cada vez mais fluido e inovador. No coração desta transformação, vejo o Coala Festival como um lugar excepcional para explorar estas novas fronteiras sonoras, onde a tradição e a contemporaneidade se encontram para dar vida a experiências musicais inesquecíveis“, diz-nos Kalaf Epalanga.