Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lorenzo Musetti com exibição de luxo

Nuno Borges, chega pela primeira vez aos quartos de final do Millennium Estoril Open, onde iguala o melhor resultado em torneios ATP.

0
85
Estoril Open Borges
Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lorenzo Musetti com exibição de luxo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Ao derrotar Lorenzo Musetti, o português Nuno Borges, somou uma das melhores vitórias da carreira e chega pela primeira vez aos quartos de final do Estoril Open 2024, com uma exibição de luxo.

Em estreia no Clube de Ténis do Estoril, Lorenzo Musetti, italiano de 22 anos (número 24 mundial e 3º cabeça de série) assinou a primeira quebra de serviço do encontro, mas Nuno Borges, — foi o único a superar a ronda de estreia — reagiu a tempo e embalou para um triunfo por 7-6(4) e 6-3 depois de anular dois set points antes do tie-break.

A vitória desta quinta-feira no Estoril Open 2024, foi a terceira de Nuno Borges contra um adversário do top 30 mundial. Todas aconteceram este ano, com as duas primeiras a acontecerem (Alejandro Davidovich Fokina e Grigor Dimitrov) no piso rápido do Australian Open e esta em terra batida, contra Lorenzo Musetti, um especialista da superfície.

Depois de João Sousa em 2018 e João Domingues em 2019, Nuno Borges torna-se no terceiro tenista português a chegar aos quartos de final de singulares do Millennium Estoril Open, que acontece desde 2015.

O próximo adversário é o chileno Cristian Garín (112.º e ex-17.º), que derrotou o Arthur Fils (37º). O encontro está agendado para o Court Cascais.

Um ano depois da estreia, o polaco Hubert Hurkacz exibiu as credenciais de top 10 e celebrou a primeira vitória no Millennium Estoril Open para inscrever o nome nos quartos de final.

A disputar o primeiro torneio da temporada em terra batida, o número 10 mundial confirmou o favoritismo com uma vitória por 7-6(5) e 6-4 sobre o qualifier Jan Choinski (188.º classificado no ranking). Apesar de ter avançado em dois sets, Hurkacz precisou de trabalhar para resistir a um adversário que na véspera eliminou o talentoso João Fonseca.

Hurkacz, o segundo cabeça de série recuperou com muito custo de um break de atraso na primeira partida, que venceu num tie-break. A partir daí, elevou a prestação com o primeiro serviço e tomou o controlo do duelo para se tornar no primeiro vencedor da jornada no Estádio Millennium.

Surpreendido por Bernabé Zapata Miralles há um ano, Hubert Hurkacz entrou com o pé direito na nona edição do Millennium Estoril Open e após esta vitória,  vai ter pela frente o espanhol Pablo Llamas Ruiz, que venceu o compatriota David Jorda Sanchis — repescado como lucky loser — por 7-6(2) e 6-4.

O Court Cascais esteve lotado para assistir ao duelo entre Richard Gasquet (122.º ATP) e Dominic Thiem,(91º), um dos mais aguardados. Campeão do Millennium Estoril Open em 2015, antigo sétimo do ranking mundial Gasquet, derrotou Dominic Thiem por 6-4 e 7-6(6) e carimbou o acesso pela quarta vez em cinco participações aos quartos de final do maior torneio de ténis em Portugal.

Num duelo entre dois dos jogadores mais carismáticos do circuito, muito devido às esquerdas a uma mão, o francês de 37 anos foi superior praticamente todo o encontro, evidenciou toda a magia que o carateriza e só enfrentou um ponto de break ao longo dos 122 minutos, mesmo que no segundo parcial tenha estado a servir em segundo lugar.

No segundo set, Gasquet precisou de anular dois set points no tie-break quando Thiem (campeão do Us Open de 2020 e antigo número três ATP) esboçou uma reação e ameaçou a recuperação. Mesmo assim não evitou que o mano a mano entre os dois ex-top 10 ficasse agora igualado a três triunfos para cada lado.

Nos quartos de final, o talentoso gaulês irá defrontar Pedro Martinez.

No penúltimo jogo do dia Casper Ruud iniciou a defesa do título conseguido em 2023, num duelo frente a Botic van de Zandschulp.

Casper Ruud, oitavo do ranking mundial, primeiro cabeça de série e campeão em título do Millennium Estoril Open, após ter ficado isento da primeira ronda, derrotou o neerlandês Botic van de Zandschulp, 87º, por 6-1 e 6-2, em uma hora e 17 minutos.

Nos quartos de final, Ruud vai defrontar o húngaro Marton Fucsovics (85.º), que derrotou o francês Gaël Monfils (45.º), no último encontro do dia.

No duelo que opôs Marton Fucsovics a Gäel Monfils, o tenista francês ganhou o primeiro set, mas o húngaro conseguiu uma grande reviravolta e bateu Gäel Monfils, por 2-1, com os parciais de 1-6, 6-1 e 7- 5, ao fim de duas horas e três minutos de jogo.

Marton Fucsovics, qualificou-se para os quartos de final do Estoril Open, onde vai defrontar o campeão em título, Casper Ruud.

Consulte aqui os resultados e a ordem de jogos de amanhã 5 de abril

Artigos relacionados:

Estoril Open 2024: João Sousa terminou hoje a sua carreira de tenista internacional

Estoril Open 2024: Encontros da segunda jornada adiados devido à chuva

Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lucas Pouille e passa à segunda ronda

Estoril Open 2024: Jaime Faria apura-se para o quadro principal

Estoril Open 2024: Começou este sábado o maior torneio de ténis de Portugal