Estoril Open 2024: Pedro Martinez e Hubert Hurkacz na final de singulares

Casper Ruud foi afastado da final pelo espanhol Pedro Martinez, que vai defrontar Hubert Hurkacz, na final do Estoril Open 2024.

Estoril Open Martinez Hurkacz
Estoril Open 2024: Pedro Martinez e Hubert Hurkacz na final de singulares - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Pedro Martinez e Hubert Hurkacz vão defrontar-se na final do Estoril Open 2024, depois de terem afastado Casper Ruud e Cristian Garin, respetivamente, nas meias-finais, disputadas este sábado.

O primeiro a garantir a presença no jogo da final foi Hubert Hurkacz, que eliminou Cristian Garin, (o carrasco de Nuno Borges) nos quartos de final, vencendo por 2-1, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.

Mais surpreendente foi o feito de Pedro Martínez, que venceu o ainda campeão em título e primeiro cabeça de série, Casper Ruud, também por 2-1 (6-4, 4-6 e 6-4), ao fim de mais três horas de jogo.

Na primeira semifinal ATP na superfície, Hubert Hurkacz, segundo cabeça de série do maior torneio de ténis em Portugal, arrecadou 75% dos pontos com o primeiro serviço e reagiu da melhor forma à cedência do segundo parcial ao entrar de forma arrasadora na decisão para não mais largar a vantagem.

A final do Millennium Estoril Open será a décima a nível ATP (7-2 em finais) e a primeira na presente temporada de Hubert Hurkacz, que terá como adversário o espanhol Pedro Martinez, contra quem venceu três vezes em três duelos disputados entre ambos. De qualquer forma, o tenista de 27 anos tem garantida a ascensão ao oitavo posto do ranking, o que vai igualar o seu máximo já atingido.

Um dos grandes duelos desta edição do Millennium Estoril Open, foi entre Pedro Martinez (77.º ATP) e Casper Ruud (oitavo). O duelo foi ganho pelo espanhol por 6-4, 4-6 e 6-4 em 3h08.

O espanhol de 26 anos (antigo top 40) apostou numa agressividade constante para superar um oponente do top 10, pela primeira vez na carreira, depois de seis derrotas frente a essa elite. Muitas subidas à rede, amorties, paralelas (em especial de esquerda), respostas ao serviço profundas e velozes, Martinez utilizou todo o cardápio ofensivo ao seu dispor para ultrapassar um dos melhores do mundo em terra batida.

Num duelo que terminou perto das 21 horas e que fez as delícias dos presentes, o atual número cinco espanhol (vai regressar aos 60 melhores do mundo ao marcar presença na final e poderá ficar perto do top 50 novamente se vencer o título) impediu a revalidação do troféu por parte do norueguês, pelo que o Millennium Estoril Open vai continuar sem um bicampeão.

Pedro Martinez tornou-se, assim, no quarto espanhol a disputar a final do maior torneio de ténis português.

A final de pares do Millennium Estoril Open vai ser discutida entre Gonzalo Escobar/Aleksandr Nedovyesov e Sadio Doumbia/Fabien Reboul, duas duplas que se estreiam na decisão do maior torneio de ténis organizado em Portugal.

Os primeiros a assegurarem um lugar no encontro de atribuição do título foram Escobar e Nedovyesov. O equatoriano e o cazaque derrotaram os campeões em título, os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, por 6-2 e 6-4 em pleno Estádio Millennium.

Respetivamente 53.º e 44.º classificados na hierarquia da variante, Escobar e Nedovyesov já conquistaram dois títulos lado a lado, ambos em 2023: primeiro na terra batida de Bastad, depois no piso rápido de Sófia.

Consulte aqui os resultados e a ordem de jogos de amanhã 6 de abril

Artigos relacionados:

Estoril Open 2024: Casper Ruud, Hubert Hurkacz, Pedro Martínez e Cristian Garin, nas meias-finais

Estoril Open 2024: Nuno Borges eliminado nos quartos de final

Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lorenzo Musetti com exibição de luxo

Estoril Open 2024: João Sousa terminou hoje a sua carreira de tenista internacional

Estoril Open 2024: Encontros da segunda jornada adiados devido à chuva

Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lucas Pouille e passa à segunda ronda

Estoril Open 2024: Jaime Faria apura-se para o quadro principal

Estoril Open 2024: Começou este sábado o maior torneio de ténis de Portugal