Começa o Campeonato Brasileiro 2024

O Campeonato Brasileiro, “Brasileirão”, neste ano tem um número grande de estrangeiros, entre eles treinadores e atletas são mais de 60 profissionais.

Campeonato Brasileiro
Começa o Campeonato Brasileiro 2024 - ®DR

Campeonato Brasileiro 2024

O futebol brasileiro não encanta como nos áureos anos 70,80 e 90s. Mas no quesito financeiro as equipes brasileiras com suas SFAs (Sociedade anônima do futebol) e com seus patrocínios masters, vem conseguindo manter-se entre as melhores na América do Sul.   

Isto explica o alto números de profissionais tanto da Europa como da América do Sul, fazendo uma conta por baixo só de treinadores portugueses são 6 nas chamadas equipes grandes, quanto aos números de atletas só argentinos são 40 profissionais.

O que pode explicar este fator? Crises financeiras e políticas em alguns países no continente, além dos domínios das equipes do Brasil nas competições continental, nos últimos anos.  

Hoje tem início a primeira rodada do brasileiro, terminando em 08 de dezembro de 2024. Assim como a Copa Libertadores e Sul-Americana que começaram na semana passada e terminarão em novembro de 2024.

Então aguardaremos cenas dos próximos capítulos ou próximas rodadas, para começarmos a buscar os favoritos, em ambas as competições.

A Série A de 2024 do Campeonato Brasileiro é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.

Ao final da competição, os seis primeiros clubes se classificam à Copa Libertadores de 2025, os seis clubes subsequentes se classificam à Copa Sul-Americana de 2025, e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. O campeão se classificará para a Supercopa do Brasil de 2025 contra o campeão da Copa do Brasil de 2024.[4]

Introduzido em 2019, o árbitro assistente de vídeo (VAR, Video Assistant Referee), estará disponível em todas as 380 partidas do campeonato, tendo seus custos com tecnologia e infraestrutura pagos pela Confederação Brasileira de Futebol. A partir dessa edição, os árbitros precisarão comunicar para todo o estádio em áudio e vídeo após a revisão dos lances. 

Equipes abaixo que irão tentar o título brasileiro no Campeonato Brasileiro de 2024.

Série A: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Cuiabá, Vasco, Juventude, Criciúma e Vitória.

aNOTÍCIA.pt

 

NOTA: Texto redigido em português do Brasil