“Ser Mulher, antes e depois do 25 de Abril” em exposição no Almada Forum

"Ser Mulher, antes e depois do 25 de Abril”a viragem a nível político, social e cultural da mulher portuguesa, em exposição no Almada Forum

exposição ser mulher
“Ser Mulher, antes e depois do 25 de Abril” em exposição no Almada Forum - ®DR

A exposição “Ser Mulher, antes e depois do 25 de Abril” é um registo histórico que retrata o dia a dia, as lutas e as conquistas da mulher portuguesa, que vai estar patente ao publico de 21 a 28 de abril, na Praça da Natureza, Piso 0 do Almada Forum.

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, a exposição “Ser Mulher, antes e depois do 25 de Abril” pretende realçar e celebrar uma vez mais, a importância que a revolução teve para o nosso país, especialmente na vida das mulheres.

A mulher portuguesa no dia 25 de Abril de 1974 vibrou com a ação dos soldados revoltosos, pois chegara o momento de destruir – ou pelo menos minimizar – os obstáculos que a ditadura havia colocado à afirmação do género feminino. Um desafio não desprovido de dificuldades. A mulher ocupou então o espaço público e partiu em busca da sua identidade, direitos, dignidade e respeito. O restabelecimento das liberdades de expressão, pensamento e associação desempenhou um papel nuclear no combate por estes desígnios.

Esta exposição dá a oportunidade de se refletir sobre as diferenças entre os dois períodos e reconhecer o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa.

Inserida nas Comemorações do Dia Internacional das Mulheres e associada às Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, esta exposição está patente ao público no Almada Forum, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada, com o MDM – Movimento Democrático das Mulheres e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

aNOTÍCIA.pt