Bordallo Pinheiro e Esporão, duas marcas portuguesas com uma história e personalidade ímpares, nasce Olival, uma coleção inédita que harmoniza a produção de azeite de alta qualidade com a melhor tradição da faiança artística.
Olival representa a junção de duas artes milenares na zona do Mediterrâneo, dois saberes tradicionais em Portugal e duas marcas emblemáticas, típicas desde há muito nas mesas portuguesas. Esta linha de mesa inspira-se na oliveira, árvore que se reveste de um riquíssimo simbolismo na nossa cultura, e na paisagem alentejana, com as paredes do típico casario caiadas, também elas herdeiras de um saber tradicional que requer tempo e calma.
Este cenário encantador, pleno de sabedoria e beleza rústicas, é representado quer na superfície branca das peças, quer na sua textura, especialmente trabalhadas para evocar fielmente o revestimento caiado. Sobre o branco surgem composições de elementos da oliveira, sejam ramos, o tronco com as suas diferentes texturas ou azeitonas nos diversos tons de maturação – todas elas relevos cerâmicos pintados manualmente.
No conjunto figuram variedades autóctones da azeitona, como a Galega, a mais emblemática de Portugal, e toda a criação de Olival foi pensada para enaltecer a cor do azeite, o “ouro alentejano”, contrastando com o branco e os elementos decorativos pintados à mão.
A coleção ‘Olival’, composta por uma travessa, um jarro, uma saladeira, um prato de sobremesa, um prato de queijos e uma taça de degustação de azeite, leva à mesa uma real homenagem ao saber fazer nacional e propõe uma verdadeira experiência estética e sensorial, com o cunho inconfundível da Bordallo Pinheiro e do Esporão.