Wine Talks & Tour: Aprendizagem e Descoberta na rota dos Vinhos do Alentejo

Wine Talks & Tour decorre na Rota dos Vinhos do Alentejo (Évora) e inclui provas cegas e visitas a produtores certificados da região.

Rota dos Vinhos do Alentejo
Wine Talks & Tour: Aprendizagem e Descoberta na rota dos Vinhos do Alentejo - ®DR

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, está a promover a “Wine Talks & Tour”, uma verdadeira imersão pela rota dos Vinhos do Alentejo, composta por mais de 80 horas de formação dedicada a profissionais de hotelaria, restauração, garrafeira, distribuição e similares. A ideia é clara: dar a conhecer as características únicas destes vinhos a todos os que, diariamente, têm contacto com o consumidor e vendem um dos ex-líbris do Alentejo.

A iniciativa inclui 10 sessões e cada uma é dividida em três momentos. Tem início na Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora, onde João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), e Teresa Gomes, escanção e sommelier, aliam o conhecimento técnico a uma experiência sensorial, promovendo provas cegas e permitindo que o participante possa conhecer a região de uma outra perspetiva. Segue-se um almoço harmonizado com vinhos e uma visita a um produtor que – pelas suas características e história – se distinga.

A primeira sessão, que decorreu a 18 de setembro, incidiu sobre as vinhas velhas e incluiu uma visita ao produtor João Portugal Ramos, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer vinhos produzidos de uvas de vinhas velhas que vão dos 40 aos 100 anos. Entre os temas em agenda para as próximas sessões – que terminam em dezembro – estão as castas nativas da região, o vinho biológico, o enoturismo e os espumantes.

Para o coordenador do PSVA, João Barroso, “esta é uma oportunidade única para mergulhar na essência do Alentejo, através de vinhos que refletem a nossa história e a responsabilidade ambiental dos nossos produtores. Queremos mostrar que a sustentabilidade está no centro da nossa viticultura e que o impacto disso é evidente em cada gota, em cada garrafa.”

A escanção e sommelier, Teresa Gomes, afirma que “este é um formato totalmente inovador, no qual queremos não apenas falar de vinhos, mas provocar uma verdadeira reflexão sobre o território e os processos que tornam estes vinhos únicos”.

A próxima sessão do “Wine Talks & Tour”, marcada para o dia 02 de outubro, já está esgotada e os profissionais interessados na seguinte “Wine & Roots”, sessão dedicada a equipas estrangeiras a colaborar em Portugal, podem inscrever-se em https://www.vinhosdoalentejo.biz/listadeprogramas.

As vagas são limitadas a 12 participantes, por sessão.

aNOTÍCIA.PT