Porque Abuso Não é Amor: YSL Beauty e APAV unem-se para fazer frente à violência no namoro

Para combater a violência no namoro, YSL Beauty e APAV reforçam a colaboração no programa internacional "Abuso Não é Amor".

250
Abuso Não é Amor
Porque Abuso Não é Amor: YSL Beauty e APAV unem-se para fazer frente à violência no namoro - ®DR

A YSL Beauty e APAV voltam a unir-se para fazer frente à violência no namoro. Porque ‘Abuso Não é Amor’, a máxima que dá voz ao programa internacional da marca tem, mais uma vez, o apoio da desta associação. A parceria data de 2021 e todos os anos forma cerca de 4000 alunos. Este ano, a iniciativa conta alertar 5000 alunos para o tema.

Para alertar as camadas mais jovens, e outras, para a violência doméstica no namoro e noutras fases de um relacionamento íntimo, YSL Beauty e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) reforçam a sua colaboração no programa internacional “Abuso Não é Amor”.

Esta iniciativa tem como propósito sensibilizar a população, educar para a identificação precoce dos sinais de violência entre parceiros íntimos (VPI) e apoiar organizações locais na prevenção deste problema. A violência pode manifestar-se de diversas formas, incluindo abuso físico, emocional, psicológico e financeiro, tornando essencial que vítimas e pessoas próximas reconheçam os sinais de alerta e procurem ou ofereçam ajuda. Através deste programa, YSL Beauty reafirma o seu compromisso em promover uma sociedade mais informada e preparada para combater a VPI.

O programa

O programa internacional YSL Beauty ‘Abuso Não É Amor’ materializa-se na formação, para lutar contra a desigualdade de género e a violência por parte de um parceiro íntimo, pretendendo fazer a diferença na vida de todos os indivíduos, especialmente mulheres que são vítimas, criando um diálogo sobre comportamentos abusivos, com foco na prevenção, educação e apoio.

O apoio da APAV

Desde 2021, a APAV é a organização nacional parceira do projeto “Abuso Não é Amor” em Portugal. Através de ações de sensibilização em estabelecimentos de ensino, o programa visa impactar cerca de 4.000 alunos/as por ano, promovendo a educação para a prevenção da VPI e o desenvolvimento de relações saudáveis.

O compromisso global de YSL Beauty

A iniciativa “Abuso Não é Amor” está ativa em 25 países e tem como meta educar 2 milhões de pessoas em todo o mundo até 2030. O compromisso da YSL Beauty assenta em quatro pilares fundamentais:

  1. Dar voz: Sensibilizar a população e educar sobre os sinais de abuso para que possam ser identificados precocemente.
  2. Apoiar e trabalhar em parceria com ONGs locais: Reforçar a implementação dos seus programas de prevenção da VPI.
  3. Formar internamente: Sensibilizar funcionários e consultores de beleza para reconhecerem comportamentos abusivos e a violência entre parceiros íntimos.
  4. Consciencialização pública: Promover campanhas para alertar a sociedade sobre os sinais de alerta da VPI.

João Lazaro, Presidente da APAV, explica que “A parceria entre a APAV e a YSL Beauty, através do projeto “Abuso Não é Amor”, tem sido fundamental na sensibilização e educação dos jovens sobre a violência nas relações íntimas. Há quatro anos, que este apoio permite a realização de ações de sensibilização de modo a alcançar anualmente mais de 4.000 alunos em escolas de todo o país. Juntos, capacitamos as novas gerações para reconhecer e prevenir a violência, promovendo relações mais saudáveis e seguras.”

Já, Nuno Saraiva, Market Director L’Oréal Luxe Portugal, sublinha que “Em YSL Beauty, definimos a prevenção da violência entre parceiros íntimos, como uma prioridade. A APAV é o parceiro ideal para este compromisso, pela sua expertise e anos de experiência de campo. Com o ‘Abuso não é amor’, queremos reforçar o awareness dos sinais de alerta junto dos jovens, para que consigam identificá-los antes que uma relação se torne abusiva. O nosso objetivo? Chegar a cada vez a mais jovens e fazer a diferença onde realmente importa.”

Com esta parceria, YSL Beauty e a APAV continuam a desenvolver iniciativas essenciais para educar e prevenir a violência entre parceiros íntimos, promovendo uma sociedade mais consciente e capaz de combater este flagelo.

aNOTÍCIA.pt