Turismo de Fronteira, novo conceito a nível europeu, promovido pelo Eixo Atlântico através de um fórum em Braga

O fórum de Braga é o primeiro evento desta estratégia que terá continuidade numa reunião com os novos eurodeputados, depois das eleições do próximo mês de maio e na qual se proporá a nomeação de um Comissário Europeu de Turismo e Património.

Eixo Atlântico
Turismo de Fronteira, novo conceito a nível europeu - ®DR

 

No próximo dia 30 de maio Braga acolherá o Primeiro Fórum de “Turismo de Fronteira Europeu” que abordará este novo conceito que surge de duas ações financiadas com fundos europeus de cooperação: O Projeto Destino Frontera, financiado pelo POCTEP España-Portugal e o Projeto EPICAH, financiado pelo Interreg Europe e ambos liderados pelo Eixo Atlântico. Epicah é um grupo de trabalho formado por 8 regiões fronteiriças europeias, que têm vindo a refletir e analisar propostas para a preservação do património e o seu aproveitamento turístico, desde há dois anos.

No caso do Destino Frontera, participa o conjunto da fronteira luso-espanhola através dos sócios da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, RIET, que promove a identificação de fontes para o desenvolvimento económico e para a repovoação da fronteira com base num turismo sustentável centrado no património natural, cultural e monumental.

Em ambos os casos, o novo conceito de Turismo de Fronteiraé uma evolução do conceito “Dois países, um Destino”que nasceu na euro-região Norte de Portugal – Galiza, promovido pelo Eixo Atlântico há alguns anos e que se está a espalhar a outras fronteiras europeias.

Este conceito desenvolve também uma estratégia baseada na preservação do património natural e cultural dos territórios de fronteira para o seu aproveitamento económico através de um turismo sustentável. A ideia que promove é a de convidar as pessoas a que percorram a fronteira e que não se limitem a atravessá-la, uma vez que são territórios com grande riqueza histórica, cultural e natural.

Neste contexto, o Fórum de Braga é o primeiro evento desta estratégia que terá continuidade numa reunião com os novos eurodeputados, depois das eleições do próximo mês de maio, e que se realizará em Bruxelas no mês de novembro. A reunião abordará a promoção das políticas de turismo e promoção do património cultural e natural que inclua, entre outras questões, a possível nomeação de um Comissário Europeu de Turismo e Património.

Este fórum aberto a todos reunirá especialistas de toda a Europa e pretende englobar todos os sectores da euro-região implicados no desenvolvimento do turismo transfronteiriço.

O primeiro Fórum de “Turismo de Fronteira Europeu” acontece na véspera da abertura da Expocidades, a Feira de Turismo de Proximidade do Eixo Atlântico, que abrirá as suas portas na citada cidade de Braga de 31 de maio (sexta feira) a 2 de junho (domingo), no contexto da Semana de Turismo de Fronteira Europeu.

O acesso à Expocidades é livre e gratuito e terá os seguintes horários:

Quinta-feira 30 de maio. Inauguração pelas 18 horas

Sexta-feira, dia 31 de maio: das 14 às 23 horas

Sábado, dia 1 de junho: das 14 às 23 horas

Domingo, dia 2 de junho: das 10h30 às 18 horas

Por seu lado a participação no fórum requer inscrição, também gratuita, no site do Eixo Atlântico, www.eixoatlantico.comaté ao próximo dia 13 de maio ou até se esgotar a lotação de 200 pessoas, para garantir a qualidade do debate entre os assistentes.