Jogos Paralímpicos : Odete Fiúza e Manuel Mendes conquistam diplomas

Odete Fiúza e Manuel Mendes fecharam hoje, 5 de setembro, a participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos, com a conquista de mais dois diplomas

Odete Fiúza nos Jogos Paralímpicos
Jogos Paralímpicos : Odete Fiúza e Manuel Mendes conquistam diplomas - ®DR

Manuel Mendes e Maria Odete Fiúza fecharam hoje, 5 de setembro, a participação do paratletismo português nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, respetivamente, com o oitavo e o sexto lugares na maratona.

Com condições climatéricas difíceis, num cenário de chuva, o atleta treinado por Ricardo Ribas, Manuel Mendes, do Vitória Sport Clube, que nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, conquistou a medalha de bronze, terminou agora na oitava posição, com a marca de 2h45m11s, a maratona T46. A prova foi ganha pelo chinês Chaoyan LI, que, com a marca de 2h25m50s, bateu o recorde paralímpico e repetiu o título de 2016, conquistado no Rio de Janeiro.

Já Maria Odete Fiúza, atleta do Maratona Clube de Portugal, treinada por João Campos, e que nesta maratona, que juntou à sua classe, T11, a T12, alcançou um surpreendente sexto lugar, nestes Jogos Paralímpicos, com a marca de 3h20m45s, a sua melhor nesta temporada. A atleta, que teve como guias o técnico nacional de meio fundo, António Sousa e a atleta por si treinada, Vera Nunes, fez boa parte da prova na quinta posição, tendo sido ultrapassada, após os 35 km de prova, pela japonesa Yumiko Fujii.

À semelhança do que aconteceu na maratona T46, também a vencedora da maratona feminina, outra japonesa, Misato Michishita, bateu o recorde paralímpico, com a marca de 3h00m50s.De referir ainda que a terceira classificada, a sul-africana Louzanne Coetzee, bateu o recorde do mundo da maratona na classe T11, fixando-o em 3h11m13s.

Portugal termina assim a participação nestes Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 com duas medalhas de bronze conquistadas por Miguel Monteiro no lançamento do peso T20 e Norberto Mourão nos 200m VL2 de canoagem, 23 diplomas e 8 recordes nacionais.

Norberto Mourão será o porta-estandarte de Portugal na cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 que se realiza hoje, 5 de setembro, no Estádio Nacional de Tóquio a partir das 12:00 horas portuguesas. O canoísta de 40 anos foi um dos medalhados portugueses na competição com o bronze nos 200m VL2 alcançado no dia de ontem.

A missão portuguesa parte amanhã para Portugal e tem chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no dia 7 de setembro às 15:25 horas locais no voo TK1759 proveniente de Istambul.

aNOTÍCIA.pt