Canto ao desafio com alunos e DJ na Casa das Artes de Arcos de Valdevez em projeto inovador

O projeto inovador “De Repente, Canta a Gente” mostra novos talentos do Canto ao Desafio, este domingo, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez

Canto ao desafio em Arcos de Valdevez
Canto ao desafio com alunos e DJ na Casa das Artes de Arcos de Valdevez em projeto inovador - ®DR

É já no próximo dia 14 de novembro, pelas 16h00, que a Casa das Artes de Arcos de Valdevez recebe o projeto “De Repente Canta a Gente”, que pretende divulgar uma vertente do património imaterial tradicional do Alto Minho – o Canto ao Desafio.

O projeto é uma iniciativa da CIM- Alto Minho e do Município de Arcos de Valdevez.

Após as sessões realizadas nas escolas de Arcos de Valdevez, foram selecionados jovens alunos que demonstraram particular interesse por esta forma de tradição musical, numa ação liderada por Augusto Canário e que procurou ensinar aos mais novos a forma de cantar e os segredos do desafio.

No caso específico do concerto de Canto ao desafio na Casa das Artes de Arcos de Valdevez e do projeto “De Repente Canta a Gente” neste concelho, haverá a presença de um artista local – o Produtor e DJ arcuense Freak J – cuja performance se insere na vertente de novas abordagens dos Cantares ao Desafio, que vai agregar esta forma de cantar tradicional às novas estéticas da música eletrónica e de DJ. O espetáculo conta ainda com as presenças dos músicos e cantadores locais Carlos Rodrigues e Leiras de Soajo.

De referir que o projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

aNOTÍCIA.pt