Rali Dakar 2022: Mário Patrão mantêm o terceiro lugar e Miguel Barbosa recupera 12 posições

Mário Patrão concluiu a 10ª etapa da 44ª edição do Rally Dakar, no 3º lugar da classe Original by Motul e Miguel Barbosa recuperou 12 posições numa jornada difícil.

Mário Patrão no Dakar 2022
Rali Dakar 2022: Mário Patrão mantêm o terceiro lugar e Miguel Barbosa recupera 12 posições - ®DR

Nesta 10ª etapa do Dakar 2022, que se mostrou difícil por vários motivos, Mário Patrão aos comandos da sua KTM conseguiu manter o 3º. lugar na classe em que compete a Original by Motul/malle moto e Miguel Barbosa recuperou 12 posições numa etapa que considerou de “infernal”.

Mário Patrão continua em bom plano no Dakar 2022, tendo concluído a 10ª etapa em 3º. lugar na classe Original by Motul/malle moto. O piloto luso, que tripula uma KTM, teve de enfrentar um contexto psicológico árduo devido à data, uma vez que foi precisamente a 12 de janeiro de 2020 que Portugal perdeu, um dos seus melhores pilotos de sempre, Paulo Gonçalves.

Após concluir a especial de 374 km cronometrados que ligou Wadi Ad-Dawasir a Bisha, registando, tal como no dia de ontem, o terceiro melhor tempo, o Campeão Nacional de Rally Raid, explicou: “Terminei a etapa! Confesso que em termos psicológicos foi a mais dura, pelas memórias. Há dois anos perdi nesta etapa um amigo e nos primeiros quilómetros da especial não conseguia concentrar-me. Tentei seguir com a força que nos deixou e cumpri a etapa até ao fim, mas com muito custo. Hoje as palavras faltam-me. Acredito que o Paulo esteja sempre connosco, foi e será sempre um exemplo”, revela o piloto que mantém a sexta posição da classe Original by Motul.

Esta 10ª estapa foi mais uma jornada difícil para a dupla do BP Ultimate Vodafone Team, Miguel Barbosa/Pedro Velosa aos comandos da Toyota Hilux T1 Overdrive nº 240. Mesmo assim, no setor seletivo de 375 km cronometrados da décima etapa disputada entre Wadi Ad-Dawasir e Bisha, Miguel Barbosa conseguiu recuperar 12 posições relativamente à ordem de partida para este dia.

“Foi um dia sem grande história. Partimos de trás, da posição 119 ou 120, ‘numa salada russa de categorias’, que não faz sentido nenhum, fomos sempre no pó dos SSV e apanhámos muito fesh fesh. Tivemos de gerir zonas rápidas com muita pedra. Tentámos não cometer nenhum erro enquanto andámos no pó e procurámos não furar para não pôr em causa o que já foi conseguido. A ideia foi tentar fazer uma etapa limpa, para amanhã tentar arrancar numa posição um pouco melhor.” explicou Miguel Barbosa.

“A próxima etapa prevê-se que seja um dos dias mais complicados do Dakar, com muita areia e dunas. Vai estar muito calor e teremos a areia mais mole de todas. Amanhã vai ser um grande dia e esperemos que nos corra bem”, referiu à chegada a Bisha o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.

A penúltima jornada desta edição do Dakar disputa-se amanhã. Será a última em forma de loop, desta feita com partida e chegada a Bisha. O setor seletivo terá 346 km aos quais acresce 155 de ligação que poderão ser decisivos na classificação final. Cerca de metade da jornada obrigará máquinas e pilotos e enfrentar dunas de todos os tamanhos e formatos inclusive as mais macias que o deserto reserva. Cerca de metade da jornada obrigará máquinas e pilotos e enfrentar dunas de todos os tamanhos e formatos. Esta será a última grande luta!

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