Chef Hugo Guerra e Chef Leandro Mesquita confecionam jantar a quatro mãos em mais um ‘O Lobo Convida’

Amigos de longa data Hugo Guerra e Leandro Mesquita, foram protagonistas em mais um ‘O Lobo Convida’, um jantar a quatro mãos que se realizou no restaurante Lobo Mau, bem no centro de Lisboa.

O Lobo Mau Convida
Chef Hugo Guerra e Chef Leandro Mesquita confecionam jantar a quatro mãos em mais um ‘O Lobo Convida’ - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Foi na passada quinta-feira (11) que o carismático chef Hugo Guerra, abriu as portas da cozinha do Lobo Mau, ao amigo Leandro Mesquita, chef de cozinha do San Paolo – Pizza Bar, em Madrid, para mais um evento da série ‘O Lobo Convida’. Desta feita um jantar composto por um menu divido em seis momentos, das entradas aos pratos principais e sobremesas.

Hugo e Leandro conheceram-se pelas cozinhas de Lisboa, onde desenvolveram conceitos e receitas juntos. Mas a vida levou-os a destinos diferentes. Depois de algum tempo sem se verem, mas sem nunca perderem o contacto, decidiram aproveitar a passagem de Leandro pela capital para cozinharem juntos, abordando técnicas italianas, sabores brasileiros e produtos portugueses numa fusão de sabores e culturas.

A amizade e a cumplicidade que une estes dois amigos, está bem patente na maneira como trocam impressões, nos olhares e nos abraços calorosos.

Leandro Mesquita, brasileiro, filho de pais italianos, trouxe ao menu alguma diversificação de sabores e de texturas, contrariando por vezes, os gostos do amigo Hugo Guerra, que define Leandro como “uma pessoa extrovertida e com fome de cozinhar “.

A relação dos dois começou com a necessidade do Chef Hugo Guerra, ter bom pão no restaurante onde na altura trabalhava “Queria pão de qualidade, e fui ao local onde Leandro era o chefe da padaria. Pedi para me trazer amostras de pão e a empatia foi tão grande que eu percebi imediatamente que ele não estava feliz a trabalhar naquele local” conta Hugo Guerra.

A verdade é que Leandro a trabalhar naquela padaria há cerca de três anos, não estava mesmo feliz “estava mal, mesmo muito mal” diz Leandro. “Eu vivia em São Paulo, numa bolha que era o meu mundo. Me aventurei, fui para Itália, Belgica e finalmente vim para Portugal, aí eu conheci este cara que é fora da ‘casinha’ e que me apoiou totalmente numa fase que eu estava mal.” Trabalharam juntos, até que novos projetos os afastaram. Hugo criou o Lobo Mau e Leandro foi para a cozinha do San Paolo – Pizza Bar, em Madrid. Os contactos continuaram à distância, mas com frequência.

Uns dias de férias de Leandro e de Manu, a namorada, trouxeram-no de volta ao abraço do amigo, para mais uma vez celebrarem a amizade com um jantar a quatro mãos – um menu criativo influenciado pelas experiências e origens dos dois chefs numa fusão de sabores que nos surpreenderam.

E a primeira surpresa deste ‘O Lobo Convida’ apareceu logo na primeira entrada! Um improvável Gaspacho de Melancia, Sardinha fumada, e Poejo. Uma entrada nada provável mas ideal para os dias quentes de verão.

A segunda entrada – Tártaro de Novilho e Crocante de arroz – foi uma revelação. Mas a refeição estava a começar e a terceira entrada – Croquete de Pato, Figo e Presunto – despertou-nos o palato tal a subtileza de sabores.

O primeiro Prato – Corvina, Beurre Blanc, Erva Principe e Pó de Limão – evidenciou a arte de bem cozinhar. Todas as expectativas estavam superadas tal o requinte de sabores e texturas. 

Mas o segundo prato – Panceta – Salada de Funcho, Cebola Roxa e Laranja – surgiu e com ele novas e prazerosas sensações gustativas nos invadiram.

Quanto à sobremesa – Cannoli e Paçoquinha – apenas podemos confessar que não resistimos e pedimos “bis”. O talento e a criatividade destes dois chefes, falam por si. Um menu leve e muito saboroso, numa dança de ingredientes que nos levou a viajar entre Portugal, Espanha e o Brasil, com a deliciosa paçoquinha em jeito de despedida.

Para este ‘O Lobo Convida’, coube à enóloga Inês Carrão a escolha dos vinhos que se mostraram adequados ao momento. Estranhamos contudo, que a enóloga, para si, tenha optado por outros para a refeição.

Será que ainda vamos ver estes amigos a trabalharem juntos? “Sim, mas não já” respondem os dois quase ao mesmo tempo.

Para já, Hugo Guerra tem um projeto em mente que passa pela bonita ilha de São Miguel nos Açores. O segredo é a alma do negócio e o Chef Guerra, não se adiantou muito. Mas é certo que será a realização de mais um sonho.  

Também na cabeça de Leandro Mesquita giram novas ideias. Mas Leandro foi mais parco em palavras e não deixou antever do que se trata. Contudo comprometeu-se a que quando as ideias estiverem mais amadurecidas nos contaria. Para já, afastou a possibilidade do seu regresso ao Brasil e também a Lisboa, o que nos leva a crer que irá continuar por Espanha.

aNOTÍCIA.pt