Nos courts do Clube de Ténis do Porto decorre desde ontem, e até ao dia 16 de outubro, o Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas, evento que reúne alguns dos atletas de topo do ranking mundial da modalidade. A representar Portugal estará o veterano João Couceiro, tenista português mais bem posicionado na hierarquia da International Tennis Federation.
A cidade do Porto volta a acolher mais uma edição do Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas (ITF Future Series), que será disputado em quadras por atletas nos escalões seniores (masculino e feminino), singulares e em duplas.
Destinada a praticantes de ténis com limitações motoras, o torneio conta, desde a sua primeira edição em setembro de 2018, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Empresa Municipal Ágora. Este evento desportivo volta a assumir um papel relevante no reforço e na promoção do desporto adaptado e de cariz inclusivo na cidade do Porto.
Está assegurada a presença de dois atletas franceses do top trinta mundial.Guillem Laget, primeiro cabeça de série do torneio que ocupa o atual 23.º lugar do ranking, e que também foi semifinalista da edição passada desta competição; e o seu compatriota Gaetan Menguy, no 27.º lugar do ITF, que procura somar dois títulos seguidos, depois da recente vitória, em setembro, no Open Baía de Setúbal.
Na competição feminina, o torneio no Porto conta com a presença da francesa Zoe Maras, na 30.ª posição, e da espanhola Lola Ochoa, atualmente no 32.º lugar do ranking mundial e já com 28 títulos arrecadados.
O Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas tem um prémio monetário no valor de cinco mil dólares, que serão atribuídos de igual forma nas competições feminina e masculina.
A entrada para assistir aos jogos do torneio é livre. Mais informações no site oficial.