Em Cabanas de Tavira, local onde se encontra o restaurante Noélia & Jerónimo, liderado pela chef Noélia Jerónimo, vai acontecer um almoço a quatro mãos, muito especial. Nesse dia, a “cozinheira dos chefs”, como ficou conhecida Noélia Jerónimo, recebe em sua casa a chef e amiga Lídia Brás.
“De Trás-os-Montes ao Algarve” é um almoço criado pelas duas chefs com 8 momentos que presta uma homenagem às raízes e origens das duas chefs e que une à mesa sabores de Trás-os-Montes e do Algarve. Uma fusão de saberes e sabores entre a culinária transmontana e o receituário algarvio. O pairing de vinhos tem a assinatura da Decante e será certamente um almoço com muitos e variados sabores.
Sobre Chef Lídia Brás
Nascida em Trás-os-Montes, no Nordeste, é em Vila Nova De Gaia que chefia a cozinha do projecto Stramuntana (Transmontana na língua Mirandesa). No seu trabalho preserva a autenticidade, sazonalidade e características da cozinha portuguesa, por vezes com um toque pessoal de inovação.
Cozinheira por vocação, mantém a intrínseca relação com Trás-os-Montes e com os modos e costumes das suas raízes, e é onde investiga o receituário Transmontano ancestral, ligado maioritariamente a tradições de festas populares, comidas do campo e rituais específicos daquela região.
Sobre Chef Noélia Jerónimo
Corria o mês de julho de 1971 quando a serra algarvia viu nascer a pequena Noélia. Foi também no mês de julho, 14 anos mais tarde, que a então jovem Noélia resolveu ir trabalhar para ganhar uns trocos para as suas coisas. Mais exatamente a 16 de julho do ano de 1985, como recorda, entrava pelas portas da então Pastelaria Jerónimo, naquela que viria a ser a sua casa… até hoje!
Foi ali, no coração de Tavira, que viria a conhecer o seu futuro marido, o filho do dono da pastelaria. Quando casaram compraram a pizzaria ao lado e durante anos funcionaram como pastelaria e pizzaria. Noélia aprendeu todas as técnicas com um pizzaiolo. Ao mesmo tempo, e sabendo que o marido não achava tanta graça às pizzas, Noélia começou a experimentar outras coisas na cozinha que rapidamente começaram a ganhar mais destaque entre os clientes e foi assim que em 2007 começaram a transformação do restaurante-pizzaria-pastelaria apenas em restaurante até chegar à “forma” que conhecemos hoje. Nascia assim o Noélia & Jerónimo, o célebre restaurante em Cabanas de Tavira.
A chef algarvia, de sorriso genuíno, destaca ainda no seu percurso algumas das suas aventuras internacionais, como a ida a Macau, em 2018, para cozinhar no Clube Militar (onde espera poder voltar em breve!), ou o convite do seu grande amigo e chef Vitor Sobral para cozinhar na Tasca da Esquina, em São Paulo. Na sua memória ficou também o seu encontro com Roberta Sudbrack, a chef brasileira com quem teve o privilégio de cozinhar no Rio de Janeiro e com quem Noélia Jerónimo se identifica muito. A difícil gestão de recursos humanos e a gestão diária de uma cozinha estão entre os maiores desafios do dia a dia da Chef Noélia Jerónimo para quem a criação de relações fortes com os clientes é uma missão.
A “Cozinheira dos Chefs” como é carinhosamente chamada pelos seus pares, considera que ainda lhe falta fazer quase tudo, que sente que não sabe quase nada e tem muito para aprender para fazer mais e melhor. Resume a sua arte na combinação harmoniosa de alimentos no prato e tem no mar, e na Ria Formosa, as suas maiores fontes de inspiração. A comida de conforto, que nos remetem para as memórias de infância, os pratos de arroz, o peixe, as ostras e os mariscos em geral estão entre as suas preferências na cozinha que a faz feliz. O segredo da sua cozinha está nas coisas simples, na utilização de produtos de época e na frescura dos ingredientes que utiliza.