Volvo EX30 vai ter sistema inovador de abertura de portas

O EX30, o mais pequeno SUV da Volvo, irá estrear um sistema inovador de abertura de portas

Volvo EX30
Volvo EX30 vai ter sistema inovador de abertura de portas - ®DR

O novo Volvo EX30 – 100% elétrico, será o SUV mais pequeno de sempre da Volvo Cars, e também uma referência em segurança, graças aos 96 anos de liderança e inovação da marca nesta área.

A Volvo é líder em segurança, sempre foi e sempre será e o novo Volvo EX30 é disso exemplo – um automóvel capaz de cuidar do condutor e dos demais em ambientes urbanos agitados.

Em estradas urbanas movimentadas, a abertura repentina da porta de um automóvel é responsável por um número significativo de acidentes com ciclistas. Estes acidentes com portas representam até um quinto de todos os acidentes com bicicletas registados em algumas cidades. Só no Reino Unido, de acordo com a Cycling UK, perdem a vida ou ficam gravemente feridas 60 pessoas em média, por ano, devido a acidentes desta natureza.

Para ajudar a reduzir este número, o Volvo EX30 está equipado com um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que o ocupante de um EX30 esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista ou a outro utente da via que esteja a passar.

O alerta de abertura de porta é uma das várias funcionalidades da Tecnologia Safe Space no Volvo EX30 que demonstra a forma como foram aplicados os mais elevados padrões de segurança da Volvo no seu novo pequeno SUV. Foi concebido para ser seguro para a cidade, com tecnologia especificamente destinada a proteger as pessoas em ambientes urbanos movimentados.

“Há muito que nos concentramos na segurança em ambientes urbanos, onde os automóveis partilham espaço com peões e ciclistas. Com o Volvo EX30 estamos a elevar a fasquia na segurança citadina, criando um pequeno SUV que é o companheiro perfeito para uma experiência de condução confortável, enquanto cuida de si e das outras pessoas nas ruas movimentadas das cidades modernas”, refere Åsa Haglund – Head – Safety Centre – Volvo Cars.

Elevados níveis de segurança

Baseado nos conhecimentos de segurança únicos da marca e na investigação que a mesma realiza em acidentes reais, o EX30 foi concebido para ajudar a proteger o condutor e os passageiros em caso de colisão. Fá-lo através da mais recente tecnologia de retenção, e de um design estrutural de referência que cumpre os rigorosos requisitos de segurança internos – concebidos para preparar os automóveis Volvo para vários cenários do mundo real.

A proteção das pessoas no interior do automóvel em caso de acidente tem sido sempre uma prioridade para a Volvo Cars. O design estrutural do EX30 reflete o compromisso da marca que reforça a força da safety cage, dos pilares A, B e C, bem como do tejadilho.

Uma vez que se trata de um automóvel elétrico, é natural que a Volvo se tenha concentrado muito na integridade da bateria. O chassis e a safety cage são construídos com aço de alta resistência capaz de compensar, de uma forma eficiente, o impacto de uma possível colisão.

O EX30 inclui também um airbag lateral no interior do banco do condutor, concebido para ajudar a reduzir as lesões na cabeça e no tórax em caso de impacto.

No entanto, para além dos elevados padrões de segurança passiva da Volvo, o EX30 oferece também um conjunto avançado de novas funcionalidades de segurança ativa que ajudam a proteger as pessoas dentro e fora do automóvel.

Um automóvel que apoia o condutor quando este precisa

O Novo Volvo EX30 vem equipado, de série, com um novo sistema avançado de alerta ao condutor desenvolvido para o ajudar sempre que este não estiver no seu melhor. Para além da deteção de mãos no volante, o automóvel tem também um sensor especial, que funciona com algoritmos inteligentes e que se localiza atrás do volante, capaz de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Desta forma, o EX30 pode tentar perceber se o condutor está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que este ainda não se tenha apercebido.

Na cidade, a nova funcionalidade de travagem automática em cruzamentos foi concebida para ajudar a evitar acidentes. No caso de outro automóvel cruzar inesperadamente o caminho à frente, a funcionalidade de intervenção automática de travagem irá imobilizar o EX30 e ajudar a mitigar ou a evitar uma colisão.

Em resumo, tal como qualquer outro Volvo, o novo EX30 está equipado com um vasto conjunto de sistemas de segurança ativa e de apoio ao condutor. A marca sueca irá partilhar mais detalhes sobre toda a tecnologia de segurança e apoio ao condutor no interior do EX30 aquando da sua apresentação.

aNOTÍCIA.pt