Decorreu ontem, dia 5 de junho, perante o júri e o público presente na Altice Arena, as exibições das últimas seis Marchas Populares a concurso e da marcha da Santa Casa que como é habitual não pontua.
As marchas dos bairros típicos de Lisboa, que ontem desfilaram, perante o júri e o público, foram a Marcha da Ajuda, Marcha de Marvila, Marcha da Penha de França, Marcha de S. Vicente, Marcha de Santa Engrácia, Marcha de Alfama e Marcha da Santa Casa, esta extraconcurso.
Lisboa que é Lisboa é bairrista e, por isso, a festa fez-se sobretudo nas bancadas. Durante as três noites, as bancadas da Altice Arena, encheram-se com os habitantes dos bairros populares de Lisboa, que todos os anos, vêm aplaudir e animar a sua marcha.
Após estas primeiras exibições na Altice Arena, as marchas populares continuam a ensaiar, até ao desfile de dia 12 de junho, na Avenida da Liberdade. Nessa noite, tudo tem de estar perfeito, com muita cor, música e brilho.
O Parque Mayer, que este ano celebra o seu centenário, é o tema da “Grande Marcha de Lisboa”, que será apresentada e interpretada por todas as Marchas Populares no desfile da Avenida da Liberdade.
Sobre as Marchas Populares
As marchas populares de Lisboa remontam a 1932, quando foram organizadas as primeiras marchas competitivas, sob orientação de José Leitão de Barros, então diretor do Notícias Ilustrado, apoiado pelo olisipógrafo Norberto de Araújo e pelo Diário de Lisboa.
Artigos relacionados:
Marchas Populares – A tradição antiga que se renova todos os anos