Os canoístas João Ribeiro e Messias Baptista sagraram-se este domingo campeões do mundo de K2 500 metros no campeonato mundial de Duisburgo, na Alemanha. A dupla campeã do Mundo garantiu ainda uma quota nacional na embarcação para a #EquipaPortugal nos Jogos Olímpicos Paris 2024 nesta classe.
Na pista 6, os canoístas do Benfica, João Ribeiro e Messias Baptista, completaram a distância em 1:29.037 minutos, à frente dos húngaros Bence Nadas e Balint Kopasz (1:29,184 minutos) e dos espanhóis Adrian Del Rio e Rodrigo Germade (1:29,389 minutos).
Em declarações à RTP3, João Ribeiro referiu que “Éramos candidatos, mas o nível era muito elevado e tanto podíamos ganhar como ficar em nono. No último Mundial tínhamos ficado em 5.º, nos Jogos Europeus ficámos em 4.º após um erro meu. Sempre à porta, mas hoje foi o momento. Tenho um dos melhores atrás de mim e foi fácil fazer esta prova. O Messias tem uma autoestima fantástica e dá-me muita confiança”.
Por seu lado, Messias Baptista realçou: “Ainda não sei bem o que sentir. Sabíamos que era possível primeiro ou nono, como disse o João. Hoje deu para sair bem, no fim da prova houve um acreditar diferente. Ter o João a marcar o ritmo é incrível. Temos uma ótima amizade e acreditamos um no outro.”
Fernando Pimenta já tinha garantido a vaga para Portugal em K1 1000 metros, com o ouro em Duisburgo, enquanto Teresa Portela aguarda ainda a oficialização da sua em K1 500 metros.
Esta é a terceira medalha para Portugal nestes Mundiais de canoagem, pois Fernando Pimenta já tinha alcançado o bronze em K1 500 metros e ouro em k1 1000 metros.
O canoísta de Ponte de Lima ainda vai entrar hoje em prova em K1 5000 metros.
Artigos relacionados
Fernando Pimenta medalha de ouro em K1 1000 metros e apurado para Paris’2024
Bronze para Fernando Pimenta em K1 500 nos Mundiais da Alemanha