Quarto lugar para Auriol Dongmo no lançamento do peso no Campeonato do Mundo de Atletismo

A portuguesa Auriol Dongmo terminou em quarto lugar o concurso de lançamento do peso dos Mundiais de atletismo, em Budapeste

Auriol Dongmo
Quarto lugar para Auriol Dongmo no lançamento do peso no Campeonato do Mundo de Atletismo - ®DR (foto de arquivo)

A lançadora portuguesa Auriol Dongmo, terminou a prova com um arremesso a 19,69 metros, a mesma marca da chinesa Lijiao Gong, medalha de bronze, mas valeu o segundo melhor ensaio para desempate (19,67m contra 19,63m).

Campeã mundial indoor em 2022, a atleta portuguesa, ficou próxima de uma inédita medalha no Mundial de Atletismo 2023, este sábado, em Budapeste, na Hungria. Ainda assim o 4.º posto foi uma melhoria em relação ao 5.º do Mundial de 2022.

Após seis tentativas, a representante portuguesa conseguiu 19,69m no seu quarto arremesso. A lançadora do Sporting, de 33 anos, foi superada por Lijiao Gong, campeã olímpica em Tóquio2020, que terminou com a mesma marca de Dongmo, mas com melhor segundo resultado (19,67), conquistando pela quarta vez uma medalha de bronze.

A norte-americana Chase Ealey foi a campeã mundial com 20,35m logo na sua primeira tentativa. A canadense Sarah Mitton ficou com a prata ao arremessar a 20,08m. Chase Ealey e Sarah Mitton, foram as únicas duas atletas que ultrapassaram a barreira dos 20 metros.

Auriol Dongmo teve uma boa performance neste sábado. Na fase classificativa conseguiu 19,59m na sua primeira tentativa, já acima do limite estipulado para a final e não precisou competir mais. Na decisão, teve quatro arremessos válidos, três deles acima dos 19,55m.

A atleta portuguesa, que tem como recorde pessoal 20,43 e como melhor marca do ano 19,76, chegou a Budapeste2023 com os título ‘indoor’ do mundo e da Europa, depois de ter sido quarta classificada nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e quinta nos Mundiais do ano passado.

Dessa forma, Portugal segue sem medalhas no Campeonato do Mundo de Atletismo 2023. Pedro Pichardo, que conquistou o ouro no salto triplo em 2022, não competiu devido a uma lombalgia. Liliana Cá foi a oitava colocada no lançamento de disco. Ana Cabecinha ficou na nona posição dos 20km marcha atlética, enquanto Tiago Pereira foi 11º no salto triplo e Isaac Nader o 12º nos 1.500m.

aNOTÍCIA.pt