Na Páscoa, o borrego é rei à mesa do Alto Alentejo. A 3.ª Quinzena Gastronómica Terras do Borrego envolve 129 restaurantes espalhados pelos 15 concelhos do distrito de Portalegre, de 24 de março a 7 de abril.
Do ensopado de borrego ao assado, e passando pelas costeletas fritas ou grelhadas, os sabores da tradição prometem fazer as delícias de quem vive e visita a região durante a Páscoa. A lista dos restaurantes aderentes à 3.ª Quinzena Gastronómica Terras do Borrego está disponível no website Sousel, Capital do Borrego (souselcapitaldoborrego.pt).
O Chef Jorge Peças, natural do concelho de Sousel que dirige a cozinha do prestigiado hotel Convento do Espinheiro, em Évora, volta a ser o embaixador desta iniciativa, promovida pelo Município de Sousel. A Capital do Borrego visa unir todos os concelhos do distrito à volta de um dos seus produtos endógenos mais apreciados que traça a história e costumes da população.
Paralelamente, Sousel recebe a 1.ª edição do Festival Terras do Borrego, de 29 de março a 1 de abril, no seu Pavilhão Multiusos, um evento de três dias concebido para dar continuidade à afirmação da marca – Sousel, Capital do Borrego. A ambição é que este se torne num evento de referência para a região ao nível da fileira do Borrego e de orgulho para o Alto Alentejo.
Sousel, Capital do Borrego
A afirmação de Sousel enquanto Capital do Borrego baseia-se na importância histórica e económica do gado ovino para o concelho, cuja qualidade é reconhecida através da Indicação Geográfica Protegida (IGP) do Borrego do Nordeste Alentejano. Para além deste reconhecimento, Sousel acolhe a principal exploração de carne de borrego nacional, que é também a maior da Europa com certificação em bem-estar animal, a Pasto Alentejano, bem como cerca de uma centena de pequenos produtores com um importante impacto na economia nacional.