Hot Clube de Portugal celebra o centenário de Luiz Villas-Boas com concerto único

A Orquestra de Jazz do HCP, regressa dia 26 de março ao Palco Ticketline do Parque Mayer, para celebrar o centenário de Luiz Villas-Boas.

Luiz Villas-Boas
Hot Clube de Portugal celebra o centenário de Luiz Villas-Boas com concerto único - ®DR (na foto: Luiz Villas-Boas e Louis Armstrong (04/11/1949))

A Orquestra de Jazz do Hot Clube, sob direção de Pedro Moreira, e com Selma Uamusse como convidada especial, propõe-se recriar a peça “Black, Brown and Beige”, uma obra escrita por Duke Ellington, para o seu primeiro concerto no Carnegie Hall em 1943, um dos favoritos de Luiz Villas-Boas, no próximo dia 26 de março, pelas 21H30.

“Luiz Villas-Boas é indiscutivelmente o pai fundador do jazz em Portugal e o Hot Clube de Portugal, por ele fundado em 1948, não poderia deixar de assinalar a data em que se celebra o centenário do seu nascimento”, afirma Pedro Moreira, Presidente do HCP. “No Parque Mayer, ali mesmo ao lado da sede do Clube na Praça da Alegria, a Orquestra de Jazz do Hot convida a voz única de Selma Uamusse para apresentar uma seleção de peças daquele que, na opinião do próprio Villas-Boas, seria a maior figura da história do jazz, o pianista e compositor Duke Ellington”, acrescenta.

No dia 26, serão apresentados excertos de uma importante obra chamada Black, Brown and Beige, uma peça que defende a riqueza do legado da cultura afro-americana assim como os valores da igualdade e tolerância.

Esta peça que pretende retratar a vivência afro-americana nos Estados Unidos da América, dividiu os críticos na sua estreia. Posteriores gravações, nomeadamente a de 1958 com Mahalia Jackson elevaram “Black, Brown and Beige” para uma posição cimeira no contexto da obra de Duke Ellington. “Come Sunday” em particular, com as suas influências Gospel, tornou-se um tema muito popular.

Selma Uamusse, junta-se à Orquestra do Hot, para interpretar com a intensidade que lhe é reconhecida este e outros temas do repertório Ellingtoniano. Selma Uamusse é uma artista moçambicana, com um poderoso instrumento vocal e uma genialidade performativa que lhe têm permitido brilhar em vários registos musicais, entre o afrobeat e o rock, passando pelo gospel, pela soul e pelo jazz. Selma canta com toda a sua alma e, em palco, a sua entrega é avassaladora não deixando o público indiferente à profundidade da sua voz.

aNOTÍCIA.pt