Marcada para as 18:00, a cerimónia de tomada de posse do XXIV Governo Constitucional aconteceu na Sala dos Embaixadores, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. O Presidente da República empossou Luís Montenegro e os 17 novos ministros, menos de um mês depois das legislativas de 10 de março.
Este foi o terceiro executivo que o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, empossou, o primeiro liderado pelo PSD, partido a que já presidiu.
O novo executivo, liderado pelo presidente do PSD, Luís Montenegro, e que integra como ministro, o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, é composto por 17 ministros, não sendo ainda conhecidos os secretários de Estado, que só tomarão posse na próxima sexta-feira.
O XXIV Governo Constitucional terá na sua composição dois ministros de Estado: o dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que será o “número dois” do Governo, e o das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
Luís Montenegro terá ainda um ministro Adjunto – Manuel Castro Almeida, com a pasta da Coesão Territorial – e que aparece em quinto lugar na hierarquia governamental, a seguir ao ministro da Presidência, António Leitão Amaro, e antes do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
Para além dos acima referidos, tomaram posse no XXIV Governo Constitucional, os seguintes ministros:
Nuno Melo, Ministro da Defesa Nacional;
Rita Júdice, Ministra da Justiça;
Margarida Blasco, Ministra da Administração Interna;
Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação;
Ana Paula Martins, Ministra da Saúde;
Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação;
Pedro Reis, Ministro da Economia;
Maria do Rosário Palma Ramalho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social;
Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia;
Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização;
José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca;
Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura.